BAGÉ WEATHER

Saúde

Bagé elimina transmissão vertical de HIV

Divulgação Prefeitura - Trabalho conjunto foi destacado por secretário e coordenadora de Saúde

Bagé recebeu, na quarta-feira (3), um importante reconhecimento do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical — quando a infecção passa da mãe para o bebê — de HIV, sífilis e/ou hepatite B. A cerimônia de entrega ocorreu no Auditório Pedro Calmon, em Brasília (DF), durante o evento nacional de Certificação Subnacional da Eliminação da Transmissão Vertical, que contou com a presença do ministro Alexandre Padilha.


O município foi representado pelo secretário de Saúde, Gilson Machado, acompanhado por profissionais da Estratégia Saúde da Família e da Atenção Especializada. Durante o evento, Bagé recebeu a placa de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o Selo Ouro pelas boas práticas relacionadas à eliminação da transmissão vertical da sífilis e/ou hepatite B.


Segundo Machado, o reconhecimento é resultado de um trabalho integrado, que envolve diferentes setores da rede de saúde local. “Esse é o reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho desenvolvido pela Atenção Primária, Serviço de Atenção Integral à Sexualidade, Maternidade da Santa Casa de Bagé em parceria com a 7a Coordenadoria Regional de Saúde”, afirmou.


No total, 59 municípios de sete Estados foram certificados no evento. A iniciativa integra as ações do “Dezembro Vermelho”, campanha nacional dedicada à conscientização e prevenção do HIV e da aids. A certificação representa um passo essencial dentro da estratégia brasileira para reduzir e eliminar infecções que afetam a saúde pública.


Regional

A titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cláudia Souza, explicou que Bagé recebeu a recertificação da eliminação da transmissão vertical do HIV e avançou para o Selo Ouro em boas práticas rumo à eliminação da sífilis, e que o município já havia sido reconhecido em 2022 e passou por nova avaliação em 2025, incluindo visita da Equipe Nacional de Validação no fim de julho.


Cláudia reforçou que o resultado é fruto de um esforço conjunto e permanente. “Essa conquista é o somatório de trabalho contínuo, dedicação, esforço e eficiência ao longo dos anos de várias instituições e serviços, com a Coordenação da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, secretaria municipal de saúde de Bagé, Sais - Serviço de Atenção Integral a Sexualidade de Bagé, Santa Casa de Caridade de Bagé, Rede de Atenção Primária e Laboratorial”, afirmou. Para ela, a certificação reafirma o compromisso regional com a promoção da saúde materno-infantil e o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis.


Bagé elimina transmissão vertical de HIV Anterior

Bagé elimina transmissão vertical de HIV

Coleta de sangue acontece neste sábado Próximo

Coleta de sangue acontece neste sábado

Deixe seu comentário