Incidentes na final podem levar Inter-SM a julgamento no TJD
Festival
Mostra de Animação do Cinema da Fronteira começa dia 10
De 10 a 12 de setembro, Pelotas receberá a I Mostra de Animação do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, com exibições gratuitas de curtas-metragens e do longa “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, de Marão. As sessões ocorrerão na EMEF Jornalista Deogar Soares, no Otroporto e no CEU Dunas, reunindo produções que marcaram edições anteriores do festival.
A seleção inclui cerca de 20 curtas nacionais, com obras de diferentes estados do Brasil, e filmes produzidos por estudantes durante oficinas de stop motion em escolas municipais e estaduais de Pelotas. O evento busca valorizar a criatividade e o talento das novas gerações, além de destacar a diversidade de técnicas e narrativas da animação.
O longa “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” acompanha personagens inusitados em uma jornada até as profundezas do oceano, mesclando animação artesanal e imaginação sem limites. A produção traz as vozes de Rodrigo Santoro, Natalia Lage e Guilherme Briggs, e será exibida no Otroporto na quinta-feira (11) e no CEU Dunas na sexta-feira (12).
Segundo Zeca Brito, diretor artístico do Festival, e atual secretário de Cultura de Bagé, a mostra celebra o crescimento da animação no Rio Grande do Sul, impulsionada pelo curso superior de animação da UFPEL, que tornou a linguagem popular e profissional no Estado. A programação da mostra terá sessões de curtas-metragens diariamente, começando na quarta-feira (10) pela manhã na escola Deogar Soares.
"De diferentes estilos, técnicas e narrativas, a seleção reúne títulos que marcaram presença em edições anteriores do Festival, realizado anualmente nas cidades fronteiriças de Bagé (RS), Livramento (RS) e Rivera (Uruguai). Além destes filmes, a Mostra também contará com curtas produzidos por estudantes durante as oficinas de stop motion realizadas em escolas municipais e estaduais de Pelotas, celebrando a criatividade e o talento das novas gerações", destacou a divulgação.
Deixe seu comentário