BAGÉ WEATHER

Artes

Vídeopoema de bageenses é finalista do Cine Poesia

Divulgação - Poema que inspirou vídeo é de autoria de Giana Guterres

Um vídeopoema produzido pelos artistas bageenses Giana Guterres e Wagner Previtali, com recursos da Lei Paulo Gustavo, foi selecionado como finalista do Júri Popular na Mostra Cine Poesia, realizada de 29 de outubro a 6 de novembro no Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro. A obra, intitulada Poeta é substantivo feminino, reúne palavra, imagem e som em uma criação que transita entre o cinema, a arte urbana, a performance e a literatura.

O poema que inspirou o vídeo é de autoria de Giana Guterres, com direção artística de Wagner Previtali, e foi realizado em 2024, em Bagé. O projeto Websérie Vídeopoemas foi pensado para valorizar a paisagem de Bagé por meio da escrita poética de Giana.

Em Poeta é substantivo feminino, cada palavra é uma costura, como uma ação-manifesto pela presença das mulheres na literatura, que ultrapassa a própria palavra no registro audiovisual e em manifestações urbanas realizadas na cidade.

A obra também foi selecionada para a mostra III Salón de Videoarte Textil, na Argentina, em outubro deste ano.

“Ficamos bem felizes em entrar para a principal mostra do gênero no país, sendo os únicos da região sul e imensamente surpresos em estar entre os mais votados. A vídeo poesia ainda é pouco conhecida e eventos como esse mostram o potencial crescimento dessa linguagem”, destaca a multiartista e idealizadora do projeto Giana Guterres.

O vídeopoema segue circulando em mostras e festivais dedicados à poesia expandida e, em breve, estará disponível no YouTube.

Vídeopoema de bageenses é finalista do Cine Poesia Anterior

Vídeopoema de bageenses é finalista do Cine Poesia

“Coração de Dinossauro” leva crianças a uma aventura pelo Bioma Pampa Próximo

“Coração de Dinossauro” leva crianças a uma aventura pelo Bioma Pampa

Deixe seu comentário