Quinzena terá chuva intensa, temporais e alternância de temperaturas
Supermercados
Peruzzo Junior toma posse e projeta crescimento da AGAS
Larry Silva - Peruzzo Junior, de Bagé, concedeu entrevista coletiva antes da posse oficial
A nova diretoria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), agora liderada por Lindonor Peruzzo Junior, tomou posse nessa terça-feira (16), em Porto Alegre, marcando uma transição histórica após empate nas eleições da entidade. O mandato vai até 2027 e busca modernizar a gestão, fortalecer o engajamento dos associados e renovar o protagonismo político da AGAS, mantendo diálogo com a diretoria anterior até a Expoagas.
"Construímos um formato que manteve o ex-presidente Longo até a Expoagas, e nos entregou o comando a partir de setembro. Temos muito respeito pelas diretorias anteriores, mas entendemos que chegou o momento de oxigenar e trazer mais engajamento político e pertencimento aos associados”, pontuou Peruzzo Junior.
O objetivo central da nova gestão é ampliar o número de associados de pouco mais de 200 para cerca de mil supermercados já no primeiro ano. Peruzzo Junior destacou a importância do sentimento de pertencimento, com ações de capacitação, eventos e informativos voltados à tomada de decisões estratégicas do setor, especialmente diante de desafios econômicos, como inflação alta, instabilidade cambial e reforma tributária.
"Alguns temas são de primeira ordem para o setor, como é o caso da Reforma Tributária, que está chegando em janeiro e para a qual a esmagadora maioria dos supermercados não está preparada. Além disso, a inflação acima da meta do Banco Central, o câmbio instável e totalmente suscetível a choques externos e questões políticas, e a Taxa Selic em um patamar estratosférico comprometendo os investimentos, todos estes fatores deverão desacelerar ainda mais o crescimento do País em 2026, o que nos traz um cenário desafiador”, ponderou.
Outro eixo prioritário é a reorganização das articulações políticas da entidade. A AGAS contará com assessoria especializada em relações governamentais e descentralizará o trabalho, permitindo que supermercadistas atuem como interlocutores em seus municípios. A gestão também instituiu limites de reeleição para democratizar o comando e abrir espaço para novas lideranças.
"Esta é a prioridade número um do nosso projeto, que é fortalecer o relacionamento com o executivo e o legislativo, com pautas propositivas, muito diálogo e respeito, buscando condições mais equânimes de competitividade e sobretudo a correção de desajustes fiscais que estão inviabilizando o crescimento de empresas do setor, principalmente as pequenas e médias”, sustentou.
O programa de sucessão familiar será retomado pelo AGAS Jovem, agora presidido por Isadora Stangherlin, com o objetivo de integrar novas gerações às empresas familiares e fortalecer a continuidade do setor. Paralelamente, o AGAS Mulher, sob presidência de Patrícia Machado, vai priorizar capacitação de mulheres supermercadistas, sustentabilidade e projetos sociais e culturais.
Entre os primeiros passos da gestão, destaque para a 62ª Convenção Regional de Supermercados e o Carrinho AGAS 2025, além da ampliação da Expoagas 2026. A sede da entidade em Porto Alegre será reformada após as enchentes de 2024. Peruzzo Junior reforçou que todas as ações visam tornar a AGAS mais inclusiva, politicamente atuante e relevante para o setor supermercadista gaúcho.
Trajetória
Nascido em Vacaria e radicado em Bagé, Lindonor Peruzzo Junior tem 46 anos e começou a trabalhar na empresa da família ainda na adolescência, passando por diversos cargos da operação e gestão do varejo até chegar à vice-presidência da PGL Distribuição de Alimentos Ltda., que opera as marcas Peruzzo Supermercados e EcoMix Atacarejo, com 27 unidades na metade do Sul do Estado.
Participando ativamente de diferentes entidades de classe, iniciou sua trajetória na Associação Gaúcha de Supermercados como presidente do núcleo AGAS Jovem, em 2005, tendo marcado sua gestão pela expansão de membros e pela realização das primeiras visitas-técnicas a indústrias fornecedoras.
Foi ainda presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) na gestão 2015-2017 e diretor e vice-presidente da Federasul. Em 2025, Peruzzo Junior completa 30 anos de atuação no ramo supermercadista.
Importância do setor
O setor supermercadista gaúcho faturou R$ 69.8 bilhões no ano passado, representando 9,1% do PIB Estadual, segundo o Ranking AGAS 2024. Ao todo, as 7,2 mil lojas de supermercados gaúchas empregam diretamente 172 mil pessoas, e recebem quatro milhões de clientes por dia.
Deixe seu comentário