BAGÉ WEATHER

Destaque

Estado será referência em diagnóstico de metanol em bebidas

Freepik - Casos suspeitos podem ser notificados pelo telefone 0800-7213000

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul passará a realizar, nos próximos dias, exames laboratoriais para identificar metanol em casos suspeitos de intoxicação por bebidas adulteradas. A medida foi anunciada após reunião na Secretaria da Saúde, na segunda-feira (6). A informação é que a equipe técnica do CIT já dispõe dos insumos e está concluindo a fase de testes e padronização dos equipamentos. Até então, as análises eram realizadas pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), que continuará prestando apoio técnico.

Vale mencionar que, com a nova estrutura, o Rio Grande do Sul se tornará um dos poucos Estados do país com diagnóstico próprio para metanol, conforme destacou a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Além do fortalecimento laboratorial, a Secretaria da Saúde realiza um levantamento sobre os estoques de etanol farmacêutico nos hospitais, substância usada no tratamento de intoxicações por metanol. O Estado também aguarda o envio de um antídoto específico, adquirido pelo Ministério da Saúde junto a fornecedores internacionais.

Um em investigação
O CIT será o ponto central para recebimento de notificações de casos suspeitos, funcionando em regime de plantão 24 horas pelo telefone 0800-7213000. O serviço oferece apoio a profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de intoxicações. Até segunda-feira, o Estado registrou um caso suspeito, em Porto Alegre, de um homem de 38 anos que já recebeu alta hospitalar. Um segundo caso, em Santa Maria, foi descartado.

O que fazer em casos de suspeita
Diante da ocorrência de intoxicações por metanol, o Ministério da Saúde reforça a importância da vigilância e orienta sobre as ações a serem tomadas. O metanol é uma substância tóxica usada em solventes e produtos químicos, podendo causar danos graves ao fígado, cérebro e nervo óptico — com risco de cegueira, coma e até morte.

Principais sintomas (podem surgir entre 12 e 24 horas após ingestão):

Dor abdominal
Visão alterada
Confusão mental
Náusea

Esses sinais podem ser confundidos com os de uma ressaca comum. Por isso, ao identificá-los, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico em uma unidade de emergência.

Na chegada ao serviço de saúde, é essencial informar:
Que houve consumo de bebida alcoólica
O contexto (ex.: festa, bar, evento)
Tipo de bebida ingerida
Presença ou não de rótulo na embalagem
Horário aproximado da ingestão
Essas informações ajudam na investigação, diagnóstico e tratamento adequados.

Supermercado emite comunicado

Uma das duas principais redes de supermercados de Bagé emitiu um comunicado diante das notícias sobre casos de intoxicação provocados por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Em síntese, a rede Peruzzo garantiu a segurança alimentar de seus clientes. Segundo a nota, todas as bebidas disponíveis nas lojas da rede são fornecidas exclusivamente por empresas regulamentadas e fiscalizadas, o que garante total confiabilidade e procedência dos produtos.

O grupo ressalta que mantém um rigoroso controle de qualidade, seguindo todas as normas e exigências legais relacionadas à aquisição e comercialização de produtos homologados. Por fim, emite um alerta para que a população não adquira bebidas de origem duvidosa ou fora de estabelecimentos regularizados.


Estado será referência em diagnóstico de metanol em bebidas Anterior

Estado será referência em diagnóstico de metanol em bebidas

Ação de saúde bucal atende 600 pessoas no Guenoas Próximo

Ação de saúde bucal atende 600 pessoas no Guenoas

Deixe seu comentário