Iuri Mesquita e Luyne Smiliantzh, o casal que mira o título mundial de kickboxing em Sheffield
Estratégia
Pré-natal descentralizado começa dia 15 em Bagé
A partir do dia 15 de outubro, Bagé dará início à descentralização do acompanhamento pré-natal na rede municipal de saúde. A partir dessa data, gestantes poderão realizar o acompanhamento diretamente nas unidades básicas de saúde (UBSs) dos seus bairros, sem a necessidade de se deslocar até o posto Camilo Gomes, que até então concentrava esse atendimento.
A medida é considerada estratégica pela município para reduzir os índices de mortalidade infantil, atualmente em 24,7 óbitos a cada mil nascidos vivos. O anúncio foi feito na quinta-feira (2), durante evento no Palacete Pedro Osório.
Na ocasião, o prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou a importância da iniciativa. “Temos um grande sistema municipal de saúde que foi montado pela nossa gestão, mas que infelizmente foi desestruturado há alguns anos. Então temos que baixar esses números para algo similar ou até menos ao que fizemos no final de 2008, quando ficamos com 12 óbitos para mil", pontuou. "Esse acompanhamento descentralizado pode ser uma grande estratégia para obtermos esse cenário. E todos os profissionais da rede de saúde serão fundamentais para reduzirmos esses indicadores", afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Gilson Machado, reforçou que a mudança representa um avanço necessário, ainda que seus resultados levem algum tempo para aparecer. “É uma iniciativa que demandará um tempo para chegarmos a uma redução efetiva, mas que precisa ser feita, permitindo que todo o acompanhamento do pré-natal possa ser feito pela gestante na unidade de saúde da sua região”, explicou.
Deixe seu comentário