Provas do Cavalo Crioulo movimentam programação da Expointer
Agenda
Provas do Cavalo Crioulo movimentam programação da Expointer

João Morais - Participação consolida força e tradição da raça no cenário nacional e internacional
Com menos de 30 dias para o início da 48ª Expointer, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou a programação completa das provas da raça que serão realizadas durante a feira, entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O cronograma inclui as finais de provas tradicionais e aguardadas pelo público e pelos criadores.
O grande destaque será a final do Freio de Ouro, que ocorre de 1º a 6 de setembro, na Arena do Cavalo Crioulo. A prova reúne os melhores conjuntos de 2025, selecionados em oito classificatórias realizadas no Sul do Brasil, Uruguai e Argentina, e promete alto nível técnico e forte presença de público, de acordo com a divulgação da ABCCC. Os jurados das categorias Fêmeas serão Mário dos Santos Suñé, Rodrigo Diaz de Vivar e Telmo de Oliveira Peixoto; já os Machos serão avaliados por Carlos Marques Gonçalves Neto, Federico Arguelles e Francisco Kessler Fleck. O jurado reserva será Luciano Corrêa Passos.
Antes mesmo do início oficial da Expointer, a Final da Morfologia abrirá a programação do Cavalo Crioulo, entre os dias 26 e 31 de agosto. Mais de 300 animais disputarão o título após se classificarem por meio das etapas Passaporte, Prévia Morfológica ou Ranking das Exposições. Os responsáveis pela avaliação serão os jurados Eduardo Móglia Suñe e Luiz Alberto Martins Bastos, com Rodrigo Albuquerque Py atuando como árbitro.
Outros destaques da agenda são a terceira edição da Supercopa do Proprietário, marcada para os dias 3 a 6 de setembro, sob responsabilidade de Pedro Boemo Ferreira e Roberto Martins Crespo, e a segunda edição da Supercopa de Paleteada, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de setembro. Esta última terá como jurados Cristiano Funghetto Hasse e Sandro Fonseca do Amaral.
Deixe seu comentário