Clima
Massa de ar frio derruba as temperaturas na Campanha

Rajadas de vento superiores a 100 km/h, provocadas por um ciclone extratropical, causaram grandes prejuízos no Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões Sul e Leste. A força dos ventos atingiu níveis extremos, como os 106 km/h registrados na zona Sul de Porto Alegre e os 102 km/h no Sul do Estado. No litoral, as rajadas também ultrapassaram os 100 km/h, derrubando árvores, postes e estruturas.
O impacto mais grave foi no fornecimento de energia elétrica. Segundo balanço da CEEE Equatorial, o pico do desabastecimento ocorreu por volta das 11h30min dessa segunda-feira (28), com 393 mil clientes sem luz, o que representa mais de um milhão de pessoas afetadas. No início da tarde, o número de unidades sem energia caiu para 346 mil, à medida que os ventos mais intensos começaram a diminuir.
As cidades mais afetadas pelas interrupções no fornecimento de luz foram Porto Alegre, Osório, Capão da Canoa e Viamão.
Em Bagé, as rajadas de vento chegaram a quase 60km/h na madrugada dessa segunda-feira. Isso conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O destaque, contudo, foi para a chuva e para o frio. O total acumulado ficou em 92,5 milímetros.
Embora não tão intensa quanto as registradas em junho, a massa de ar frio que ingressou impulsionada pelo ciclone extratropical provocará um período de tempo invernal nos próximos dias. Inclusive, vale mencionar que o fenômeno tem origem em fortes nevascas ocorridas no Sul da Argentina, com mínimas próximas de -12°C, de acordo com a MetSul Meteorologia.
As madrugadas mais geladas estão previstas para estás terça, quarta e quinta-feira, com temperaturas abaixo de 10°C em diversas cidades e possibilidade de mínimas negativas nas regiões de maior altitude. A MetSul prevê ocorrência de geada.
Nesta terça-feira, 29, a mínima fica em 3°C e a máxima não ultrapassa os 11°C. A previsão é de sol. Na quarta-feira, o dia será gelado, com mínima de 4°C. Já a máxima chega aos 13°C. Conforme a semana avança, as máximas ficam mais próximas dos 20°C: para quinta, a previsão aponta que os termômetros registrarão 17°C. Mas o dia será de amplitude térmica, uma vez que a mínima fica em 8°C. Na sexta, a previsão aponta o retorno da chuva, e os termômetros oscilam entre 12°C e 19°C.
Deixe seu comentário