Começa revitalização de ruas e instalação de redutores no Getúlio Vargas
Despedida
Veríssimo deixa legado literário e cultural em Bagé

Niela Bittencourt - Veríssimo foi eternizado por Sérgio Coirolo
O escritor Luís Fernando Veríssimo morreu aos 88 anos, na manhã de sábado (30), em Porto Alegre, após complicações decorrentes de um grave caso de pneumonia. Reconhecido como um dos maiores nomes da literatura brasileira, Veríssimo deixou mais de 80 obras publicadas, incluindo crônicas, romances, contos e quadrinhos, com mais de 5,6 milhões de exemplares vendidos.
Entre seus trabalhos mais conhecidos está O Analista de Bagé, que eternizou a Rainha da Fronteira na literatura nacional. Em Bagé, um conjunto de estátuas do consultório do personagem, assinado pelo artista Sérgio Coirolo, mantém viva a memória do escritor, que, nessa obra, contempla seus personagens.
Repercussão
A morte de Veríssimo repercutiu entre os bageenses, que viram o nome da cidade ser levado a todo o país por meio de sua obra. Para o prefeito Luiz Fernando Mainardi, a perda é significativa:
"O dia amanheceu mais cinza com a partida de Luís Fernando Veríssimo. Sua ironia, humor delicado e forma de traduzir em palavras a política e o cotidiano nos acompanharam por décadas", pontuou.
"Autor do Analista de Bagé, ele nos fez rir e refletir. Ao mesmo tempo, projetou o nome de Bagé Brasil afora, associando nossa cidade à figura do 'gaúcho macho' e bruto. Mais tarde, reconheceria o exagero e a injustiça que essa caricatura trazia, admitindo: 'Algumas das pessoas mais sensíveis e menos grossas que eu conheço vêm de Bagé'", completou.
"O personagem virou parte da nossa identidade, e até do nosso turismo, tão ligado à cultura do gaúcho raiz. Hoje nos despedimos de um escritor que atravessou gerações e que fará uma falta imensa", finalizou o prefeito.
O secretário de Cultura e cineasta, Zeca Brito, também prestou homenagem:
"Luís Fernando Veríssimo, teu olhar sobre Bagé revelou os tesouros do bioma Pampa e as ironias do comportamento humano. Tua visão progressista nos ajudou a suportar com humor o Brasil dos reacionários, sem abandonar os sonhos, sem esquecer que acima de todos deve estar a igualdade social e a Democracia".
Por fim, agradeceu: "Muito obrigado, mestre. Tua literatura é imortal". A equipe da Biblioteca Pública Otávio Santos, onde estão as estátuas do Analista de Bagé e de Veríssimo, reforçou a importância do legado deixado pelo escritor:
"Estará sempre vivo e presente em nossa caminhada através do seu legado literário e cultural".
Veríssimo deixa um legado imenso na literatura e na cultura brasileira, com obras que atravessam gerações e continuam a encantar leitores de todas as idades.
Deixe seu comentário