Medalha
Guilherme Collares receberá Mérito Farroupilha
Guilherme Collares será um dos homenageados pela Câmara de Vereadores de Bagé nesta sexta-feira (12), durante a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha.
O convite partiu do vereador Lelinho Lopes (PT) e destaca a trajetória de Collares. Atualmente, ele é pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp
Além da dedicação acadêmica, ele mantém uma carreira relevante na música folclórica e nativista, bem como na literatura regionalista.
Em síntese, a Medalha do Mérito Farroupilha reconhece lideranças que promovem e preservam a cultura, as tradições e o patrimônio gaúchos.
Músico bageense, Collares construiu sua carreira artística no ambiente do folclore e do nativismo, integrando o Duo Salamanca, ao lado do uruguaio Júlio Froz.
A dupla compôs e interpretou canções próprias, além de versões de folclores sul-americano e gaúcho, retomando recentemente suas apresentações de grande sucesso.
Ao longo de sua trajetória, Collares participou da maioria dos festivais nativistas do Estado, atuando como músico e jurado, incluindo o prestigiado Festival da Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana.
Ele lançou cinco CDs, entre eles o do Duo Salamanca (“Folclore para todos”), dois com o grupo Folclore 4 e dois com Edilberto Bérgamo (“Recuerdo y Chamamé”). Na literatura e música erudita, publicou uma partitura para piano, “Peças do folclore sul-americano”, e um livro de poesias, “Essência”.
CRÉDITO Divulgação
LEGENDA Convite destaca trajetória acadêmica e na música e literatura
Deixe seu comentário