BAGÉ WEATHER

Cultura

Leitura dramática de "Porongos" abre Semana Farroupilha

Vitória Ferreira - Apresentação contou com os atores Thiago Lacerda e Emílio Farias

A abertura da Semana Farroupilha em Bagé aconteceu na noite de terça-feira (9), no Palacete Pedro Osório, com a leitura dramática de três cenas do filme "Porongos". A apresentação contou com os atores Thiago Lacerda e Emílio Farias, além do diretor Diego Müller, e lotou o auditório.

A obra audiovisual, produzida pela GM/2 Filmes com recursos da Lei Paulo Gustavo, é uma ficção baseada em fatos históricos que resgata a trajetória dos Lanceiros Negros na Guerra dos Farrapos, culminando no Massacre de Porongos, ocorrido em território que hoje pertence a Pinheiro Machado.

O diretor destacou que Bagé ofereceu a infraestrutura necessária para as filmagens, além de cenários que reforçam o valor cultural da narrativa. Müller ressaltou que o longa traz uma nova perspectiva sobre a Guerra dos Farrapos e a participação do povo negro na luta pela liberdade.

Emílio Farias, que interpreta o protagonista Adão Caetano, afirmou que o filme estimula a reflexão sobre a busca por dignidade e reconhecimento humano. 

"A arte nos põe para refletir e a história de Porongos também. O lugar desse filme propõe uma boa conversa sobre a nossa história que, no desfecho, todos acabaram sem nada. Hoje em dia a gente trata a liberdade com um tom muito poético, muito bonito. Naquele tempo, as pessoas lutavam pela dignidade básica de ser livre e é nesse contexto que se dá o Adão Caetano, uma pessoa que lutava pela liberdade de ir e vir e ser reconhecido como ser humano", pontuou.

Já Thiago Lacerda, que dá vida ao general Bento Gonçalves, destacou a importância de revisitar a história com responsabilidade e sensibilidade, ressaltando a ligação de Bagé com o enredo.

"É um prazer voltar a Bagé para falar de cinema, para falar de história em um local que tenho muito respeito pela cultura e sempre fui muito bem recebido. Voltar à história é compreender melhor tudo que a gente é hoje e estamos aqui para recontar Porongos por um outro ponto de vista, com humanismo e responsabilidade e, também, convidar a reflexão", enfatizou.

O secretário de Cultura, Zeca Brito, celebrou a estreia da programação da Semana Farroupilha, ao ressaltar o protagonismo de Bagé na preservação da memória e no fortalecimento do cinema nacional. O prefeito Luiz Fernando Mainardi também destacou que a produção movimenta a economia local e reafirma o papel da cidade como cenário de relevância histórica e cultural.


Anterior

Imba resgata tradição com a "Noite de Serestas"

Próximo

Exposição MISTURAGEM 2 recebe inscrições até dia 18

Deixe seu comentário