Embrapa abre inscrições para curso sobre combate ao carrapato bovino
Cinema
Bagé é cenário para gravação do longa Porongos

Jeferson Vainer - Vanessa Rodrigues é a diretora da produção
A Rainha da Fronteira se tornou cenário das gravações do longa-metragem "Porongos", que revisita a história da Revolução Farroupilha e destaca a trajetória dos Lanceiros Negros. As filmagens ocorrem entre agosto e setembro.
Produzido pela GM/2 Filmes com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto recebe suporte das secretarias municipais de Turismo e Cultura, que auxiliam na logística, locações e contratação de figurantes.
Além do incentivo cultural, o Executivo destaca que a presença da equipe de filmagem impacta positivamente a economia local. Claus Menezes, da Secult, destacou que o projeto movimenta rede hoteleira, alimentação e serviços, gerando benefícios para diversos setores da cidade.
O apoio à produção também reforça a identidade cultural de Bagé, que sedia um Festival Internacional de Cinema, como destacou a divulgação da Prefeitura. Carlos Ely, assessor da Setur, ressalta que a realização de filmes na cidade promove arte, turismo e visibilidade para a história local.
Para Vanessa Rodrigues, diretora de arte do filme, incentivo é essencial para contar episódios históricos pouco conhecidos, especialmente o Massacre de Porongos e a trajetória dos Lanceiros Negros, que ela considera pouco conhecida. O secretário de Cultura, Zeca Brito, acrescenta que Bagé se consolida como polo cinematográfico, gerando empregos, fomentando o turismo e movimentando a economia local, mostrando que o cinema é bem-vindo na cidade.
Deixe seu comentário