Alerta
Bagé confirma primeiro caso de dengue do ano
Divulgação/Fiocruz imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência divulgou, no final da tarde dessa sexta-feira, que foi confirmado o primeiro caso de dengue do ano em Bagé. O caso é importado. Ou seja, o contágio não aconteceu dentro da cidade. Conforme a divulgação da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, um residente em Bagé foi visitar familiares na cidade de Santa Maria e retornou apresentando sintomas da doença.
Ainda conforme a divulgação, todos os procedimentos previstos em protocolo já foram realizados pela Vigilância Epidemiológica. "A paciente está em resguardo, cumprindo todas as orientações, entre elas boa hidratação e repouso. Todos os familiares estão sendo monitorados e ninguém apresenta sintomas", informou.
"Vale destacar, ainda, que a Vigilância Sanitária já cumpriu todos os procedimentos de pesquisa e delimitação de área nos arredores da residência do paciente e, em breve, realizará o fumacê, procedimento de higienização, com autorização da Vigilância Estadual", enfatizou.
No início deste mês, o coordenador da Vigilância em Saúde de Bagé, Geraldo Gomes, enfatizou que os bageenses devem redobrar os cuidados para evitar a proliferação do aedes aegypti e isso independe da chegada do frio, com o avanço do outono. "Está aparecendo muita incidência de focos do aedes aegypti noutras regiões do Estado mesmo com o frio", alertou. "Hoje, a situação é bem diferente de anos atrás. Antes, o mosquito, com o frio, diminuía a incidência. Hoje, não é mais assim", sustentou.
Nesta semana, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou a ocorrência do sexto óbito por dengue no ano no Estado. Também nesta semana, a Vigilância em Saúde de Bagé confirmou que, na próxima semana, começa o segundo Levantamento de Índice Rápido do ano. O Lira busca verificar a situação da infestação de mosquito da dengue na cidade.
No primeiro Lira, concluído em fevereiro, de acordo com informações repassadas pela Vigilância à reportagem, na ocasião, foram visitados 1 746 imóveis do município. Desse montante, 5,3% tinham focos do mosquito da dengue. Ou seja, foram encontradas larvas do aedes aegypti em cerca de 40 imóveis.
Principais sintomas da dengue
Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
Dor atrás dos olhos
Dor de cabeça
Dor no corpo
Dor nas articulações
Mal-estar geral
Náusea
Vômito
Diarreia
manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
Deixe seu comentário