Instabilidade chega e deve persistir até metade da próxima semana
Saúde
Santa Casa adota novo protocolo de atendimento

Priscila Petrecheli - Casos pouco ou não urgentes serão encaminhados para UPA ou unidades de saúde
A Santa Casa de Caridade de Bagé anunciou mudanças no atendimento de urgência, que passaram a valer nessa quarta-feira, dia 1º de outubro. O objetivo, segundo a instituição, é garantir um cuidado mais seguro e eficiente aos pacientes, priorizando os casos mais graves. Em síntese, a prioridade é definida pela gravidade dos casos e não pela ordem de chegada.
Segundo a instituição, todos os pacientes que chegam ao pronto-atendimento passam, inicialmente, por uma triagem realizada por enfermeiros e médicos. Essa primeira avaliação define a gravidade do caso, que será classificado por cores de acordo com o Protocolo de Manchester, referência internacional no atendimento de urgência.
Os casos de emergência (vermelho) recebem atendimento imediato, seguidos pelos classificados como muito urgentes (laranja) e urgentes (amarelo), que também necessitam de avaliação rápida. Já os pacientes identificados como pouco urgentes (verde) e não urgentes (azul) não ficam sem atendimento: após avaliação inicial, são encaminhados para a UPA ou unidades básicas de saúde do município.
A Santa Casa reforça que o atendimento não é por ordem de chegada, mas sim pela prioridade clínica, assegurando que os casos mais graves sejam atendidos primeiro. “Assim, garantimos que os pacientes em situações críticas tenham atendimento imediato e que todos recebam cuidados com segurança”, destacou a instituição, em nota.
Deixe seu comentário