Prorrogada
População pode votar até domingo na Consulta Popular

Niela Bittencourt - Participação é totalmente on-line
A votação da Consulta Popular 2025 foi prorrogada até as 17h deste domingo (12), permitindo que a população participe do processo de definição das prioridades regionais que comporão o orçamento estadual de 2026. A participação é totalmente on-line, garantindo acesso amplo aos cidadãos.
Os eleitores podem votar pelo site oficial da Consulta Popular (https://vota.rs.gov.br/) ou pelo WhatsApp, enviando a palavra “voto” para o número (51) 3210 3260. Para validar a participação, é necessário informar o número do título de eleitor, sendo disponibilizado um link para consulta caso o número não esteja em mãos.
Nesta edição, os cidadãos escolhem entre diversas propostas regionais definidas previamente pelas Assembleias Públicas dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). As propostas abrangem áreas como agricultura, meio ambiente, turismo, cultura, desenvolvimento social, trabalho e infraestrutura.
A Consulta Popular é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, em parceria com os Coredes. Para 2025, estão disponíveis R$ 60 milhões, que serão distribuídos entre as regiões com base em critérios técnicos, de acordo com as demandas escolhidas pelos eleitores.
Criada em 1998, a iniciativa permite que a população indique diretamente onde deseja aplicar parte do orçamento estadual. Esta edição contou com mais de 1,3 mil propostas e envolveu todas as regiões do Rio Grande do Sul em etapas presenciais de escuta e deliberação, reforçando a participação democrática.
Apelo
Para garantir o investimento, Bagé precisa atingir participação de 2% do seu eleitorado. Até as 10h dessa sexta-feira, 10, ainda eram necessários cerca de 600 votos para alcançar a meta e garantir recursos para as propostas ganhadoras.
As propostas para o município de Bagé, disponíveis para votação são:
1. Apoio ao desenvolvimento da agricultura e pecuária familiar, com construção de açudes, poços e cisternas ou aquisição de equipamentos agrícolas tecnológicos para o melhoramento e conservação do solo na Bacia Leiteira.
2. Construção de um ambiente de inovação voltado ao desenvolvimento da Região da Campanha.
3. Formação e desenvolvimento para a juventude, com foco na qualificação de trabalhadores para o mercado de trabalho.
4. Infraestrutura turística: revitalização de praças e espaços públicos, implementação de centro de informações turísticas, placas de sinalização turística, implementação de acesso ou revitalização de pórtico.
5. Fortalecimento da infraestrutura socioassistencial municipal, com aquisição de equipamentos, melhoria de espaços participativos e adequação de locais voltados a idosos.
6. Lei de incentivo ao esporte, com aquisição de veículos.
Deixe seu comentário