BAGÉ WEATHER

Documentário

Após repercussão política, Secom defende produção sobre enchentes

Reprodução -

A Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) remeteu ao Folha do Sul nota oficial acerca da repercussão do documentário sobre as enchentes de 2024 - o material tem sido criticado por algumas lideranças políticas, que alegam que o governador Eduardo Leite utiliza tal produção para alavancar sua popularidade na iminência de uma nova eleição. O texto afirma que o documentário é, na verdade, uma homenagem a todos os gaúchos que atuaram durante as enchentes e no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul.  

A produção, pontuou o Piratini, realizada internamente pela equipe da secretaria, reúne imagens do Departamento de Jornalismo e registra as ações do governo estadual nos 12 meses seguintes à maior tragédia climática já vivida pelo Estado. Sobre o título da obra, a Secom esclarece que a expressão “Todos nós por todos nós” já vinha sendo usada em diferentes contextos desde 2024, como parte do conceito do Plano Rio Grande, que simboliza o esforço coletivo da população e do governo.  

E sustentou que a frase “Agora somos todos nós por todos nós”, utilizada em uma camiseta comemorativa, é diferente do slogan da campanha eleitoral de 2022, que foi “O Rio Grande fala mais alto”. A secretaria também nega que recursos da reconstrução tenham sido utilizados na produção do documentário. Os R$ 28 milhões citados em demonstrativo oficial referem-se, segundo o texto, à campanha publicitária de retomada do turismo, setor severamente impactado pelas enchentes, especialmente após a reativação do Aeroporto Salgado Filho. 

Por fim, a nota aponta que os questionamentos sobre a peça audiovisual têm “intenção clara de ofuscar a liderança do Estado no processo da reconstrução” e reforça o compromisso da Secom com a clareza, responsabilidade e transparência na comunicação com a população gaúcha. 

Lula promete programa para reforma de casas de pessoas de baixa renda Anterior

Lula promete programa para reforma de casas de pessoas de baixa renda

Vereador solicita ambulatório especializado em doenças respiratórias Próximo

Vereador solicita ambulatório especializado em doenças respiratórias

Deixe seu comentário