Preocupante
Coleta de sangue contabiliza apenas 29 cadastros

Depois do sucesso da última campanha, no mês passado, nesse sábado (26), foi realizada mais uma mobilização para coleta de sangue no Hospital Universitário da Urcamp. De acordo com a assistente social do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), Márcia Lages, foram realizados apenas 29 cadastros, das 100 fichas disponibilizadas.
Vale mencionar que no final de junho, com o retorno do serviço ao HU, a meta de 100 cadastros foi atingida. E, ao todo, conforme informações repassadas pelo Rotary Bagé Norte, na ocasião, pelo representante Angelo Silva, foram coletadas 82 bolsas de sangue.
Os dados dessa última edição, contudo, mostram uma queda bastante expressiva no número de doações. Para se ter uma ideia, em fevereiro foram coletadas 81 bolsas de sangue. Já em abril, o número caiu para 61 bolsas. Na ação realizada no dia 31 de maio, houve o cadastro de 71 doadores e a coleta de 62 bolsas de sangue. Depois, em junho, 100 cadastros e 82 bolsas coletadas, como já citado. Ou seja, este mês registrou o menor número de bolsas coletadas nestes sete meses de 2025.
Além do Hemopel e da Urcamp, a campanha é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, e conta com o apoio da Santa Casa de Caridade e dos clubes Rotary, que costumam oferecer o lanche aos doadores.
A próxima coleta de sangue na Rainha da Fronteira está prevista para o dia 30 de agosto.
Deixe seu comentário