Expectativa
Fecomércio prevê vendas modestas no Dia dos Pais

Niela Bittencourt - Movimento no último dia do mês ainda era tímido em Bagé
A Fecomércio divulgou avaliação econômica sobre o cenário das vendas para o Dia dos Pais de 2025. A entidade projeta um desempenho mais contido em relação ao ano anterior, quando o varejo gaúcho havia registrado crescimento expressivo impulsionado pela reconstrução pós-enchentes e pela injeção de renda no Estado. Para este ano, mesmo com um mercado de trabalho mais aquecido, não há o mesmo impulso conjuntural, o que deve resultar em uma elevação modesta e desigual entre os segmentos do comércio.
Conforme a entidade, alguns indicadores econômicos sugerem uma melhora na capacidade de consumo das famílias. Acontece que houve aumento na criação de empregos formais, redução na taxa de desocupação e crescimento real da massa salarial. A inflação na Região Metropolitana de Porto Alegre também ficou abaixo da média nacional nos últimos 12 meses, o que pode contribuir positivamente para o consumo, ainda que de forma moderada.
O Dia dos Pais, embora não tão expressivo quanto outras datas comemorativas, movimenta diversos segmentos do varejo especializado, ainda conforme a Fecomércio. Além de vestuário e calçados, itens como perfumes, artigos esportivos, ferramentas, eletrônicos e alimentos e bebidas também são procurados. Alguns produtos tiveram variação de preços inferior à inflação da região, como bermudas, agasalhos e calças, enquanto outros, como perfumes e relógios, apresentaram aumentos mais acentuados.
A pesquisa da Fecomércio também aponta melhora nos índices de endividamento e inadimplência em relação a 2024, com queda no percentual de famílias inadimplentes. No entanto, o volume de crédito inadimplente aumentou. Além disso, houve queda na intenção de consumo das famílias e elevação na taxa de juros, fatores que podem pesar negativamente nas decisões de compra dos consumidores.
A entidade ainda oferece orientações para os lojistas, incentivando ações promocionais personalizadas. A Fecomércio destaca a importância do atendimento de qualidade e da criação de kits ou sugestões de presentes como formas de estimular as vendas no período.
Deixe seu comentário