RS já vistoriou 84% das propriedades no entorno do foco de gripe aviária
Saúde
Vereador solicita ambulatório especializado em doenças respiratórias

Joseana Pires - "É inadmissível que o poder público não tome providências”
O vereador Esquerda Carneiro (PSD), membro da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, protocolou pedido de providências com urgência ao poder executivo, solicitando a instalação de um ambulatório exclusivo para atendimentos dos distúrbios respiratórios. A solicitação foi feita nessa segunda-feira, dia 19, na Câmara de Vereadores.
Em seu pedido, o edil ainda sugere que o pronto atendimento seja em anexo a UPA 24h, uma vez que que o mesmo também deve funcionar em tempo integral diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados.
Esquerda disse que o local dedicado exclusivamente ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das condições que trazem dificuldades com o trato respiratório, é necessário. Ainda afirmou que, com a alta procura por esse tipo de atendimento, ocorre a superlotação na UPA, resultando em atendimentos precários.
A atual circulação simultânea de diversos vírus respiratórios, somada à tendência natural de aumento de casos durante o inverno, contribui para o agravamento da situação.
O governo do Rio Grande do Sul já decretou situação de emergência em saúde pública por conta do aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida foi assinada pelo governador Eduardo Leite (PSD) nessa segunda-feira, dia 19, com validade de 120 dias.
Com isso, se espera reforçar a estrutura hospitalar além de garantir a oferta de leitos de UTI e suporte ventilatório. Outra medida anunciada pelo estado foi o investimento de R$ 20,8 milhões na Operação Inverno Gaúcho com Saúde.
A previsão é de que sejam destinados mais de sete milhões de reais às unidades de pronto atendimento (UPAs), conforme média registrada em 2024, com valores que variam entre setenta e cento e cinquenta mil reais por município.
Deixe seu comentário