Shows
Ultramen e Comunidade Nin-jitsu celebram 20 anos do anúncio da criação da Unipampa

Divulgação Prefeitura - Local do show será o mesmo em que Lula confirmou a notícia
As duas décadas do anúncio da criação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) serão comemoradas, em Bagé, neste domingo, 27 de julho, com shows gratuitos. Estão confirmadas as apresentações das bandas Ultramen e Comunidade Nin-Jitsu. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura em parceria com a Unipampa, está marcado para começar a partir das 16h no largo da Praça Silveira Martins (Coreto) - mesmo local em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o anúncio da criação da universidade federal.
Para o prefeito Luiz Fernando Mainardi, a celebração vai além da música e do lazer: é um reconhecimento a uma das maiores conquistas da história recente da região. “A Unipampa é um divisor de águas para a nossa metade Sul. Foi uma conquista da luta popular e ajudou a transformar a vida de milhares de jovens, além de movimentar toda a região. Agora, queremos reafirmar essa data tão importante como um momento de celebração”, ressaltou.
O reitor da Universidade Federal do Pampa, Edward Pessano, também destacou a importância do momento para a instituição e a comunidade acadêmica, a pontuar o impacto transformador da universidade na metade Sul do Estado. “A criação da Unipampa, além de proporcionar acesso ao Ensino Superior, tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico das cidades e regiões onde está presente, além da produção de conhecimento científico para todo o nosso país. Fazer parte desta instituição como servidores e servidoras é uma imensa honra profissional”, afirmou.
Programação
Além dos shows das bandas Ultramen e Comunidade Nin-Jitsu, o público poderá aproveitar a apresentação de abertura com o Trio Unipampeano, formado por pessoas ligadas à instituição de ensino, além de praça de alimentação com gastronomia local e feira com empresas da cidade.
Inauguração do Bloco V
Antes da festa na Praça do Coreto, a programação oficial inicia às 15h30min, com a inauguração do Bloco V no campus Bagé da Unipampa. A cerimônia contará com a presença de autoridades, lideranças políticas e acadêmicas, "reforçando o compromisso da universidade com a expansão e a qualificação da sua estrutura física e pedagógica", como destacou a divulgação do município.
Ato mobilizou Bagé
O anúncio da criação da Unipampa aconteceu em 27 de julho de 2005, durante um ato público histórico em Bagé. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado dos ministros Tarso Genro e Fernando Haddad, do prefeito Mainardi e de outras autoridades políticas, oficializou a criação da universidade diante de cerca de 40 mil pessoas. A universidade iniciou suas atividades em 2006 e conquistou autonomia plena em 2008, por meio de lei federal.
Vale lembrar
É importante lembrar toda a comoção da comunidade bageense antes do anúncio, na luta pela federalização da Universidade da Região da Campanha, a Urcamp, hoje Centro Universário. Além da criação da Unipampa, a comunidade também foi beneficiada por um programa de bolsas na Urcamp, que facilitou o acesso de muitas pessoas à educação superior - acontece que uma porção de cursos disponibilizados pela Urcamp não estavam disponíveis no campus local da instituição federal.
Deixe seu comentário