Assembleia
Instalada CPI para investigar serviços prestados pelas concessionárias de energia

Lauro Alves - CPI foi instalada em ato na Sala da Presidência
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Pepe Vargas (PT), instalou, nessa terça-feira, dia 12, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar as recorrentes falhas no serviço público concedido de energia elétrica. A Comissão terá 120 dias para conduzir suas atividades prorrográveis por mais 60.
A CPI será presidida pelo deputado Miguel Rossetto (PT), proponente do grupo técnico, e é composta por 12 deputados titulares (incluindo o presidente da CPI) e 11 suplentes. Segundo Rossetto, a primeira reunião da comissão será na próxima quarta-feira, dia 20, quando será definida a relatoria, a vice-presidência e o plano de trabalho.
"Assumimos a presidência desta CPI com muita responsabilidade. Como deputados, temos sido demandados constantemente pela população, por vereadores e prefeitos, com queixas sobre a qualidade e eficiência dos serviços prestados", afirmou Rossetto.
O deputado observou que o Parlamento já realizou diversas audiências públicas sobre o tema e uma Comissão Especial trabalhou por semanas na mesma questão.
"A CPI vai se somar a todos esses esforços. Vamos buscar um diagnóstico rigoroso das falhas, e apresentar iniciativas potentes para a solução dos problemas, tudo em um ambiente de seriedade e escuta plural. O objetivo final é o desenvolvimento do Rio Grande", sintetizou.
O presidente Pepe Vargas lembrou a repercussão alcançada quando houve o número suficiente de assinaturas para instalação da CPI.
"Foi o indício do grande descontentamento da população com os serviços. Ficar sem energia, ou com energia insuficiente, traz prejuízos incalculáveis para toda a sociedade”, disse.
Pepe referiu ainda o fato de ter promulgado, nesta segunda-feira, dia 11, a Lei nº 16.329/2025, de autoria da deputada Adriana Lara (PL), que institui indenização automática para consumidores afetados por interrupções no fornecimento de energia elétrica por mais de 24 horas.
Deputados titulares integrantes da CPI
Miguel Rossetto (PT) - presidente
Jeferson Fernandes (PT)
Laura Sito (PT)
Marcus Vinícius (PP)
Professor Issur Koch (PP)
Luciano Silveira (MDB)
Capitão Martim (REP)
Professor Bonatto (PSDB)
Paparico Bacchi (PL)
Airton Artus (PDT),
Aloisio Classmann (UB)
Elton Weber (PSB)
Suplentes
Stela Farias (PT)
Bruna Rodrigues (PCdoB)
Halley Lino (PT)
Frederico Antunes (PP)
Silvana Covatti (PP)
Carlos Búrigo (MDB)
Delegado Zucco (Rep)
Pedro Pereira (PSDB)
Claudio Tatsch (PL)
Tiago Cadó (PDT)
Dr. Thiago Duarte (UB)
Deixe seu comentário