BAGÉ WEATHER

Especial

Programação destaca lançamentos de autores locais

Niela Bittencourt - Movimentação no espaço de livreiros surpreendeu já no primeiro dia

A 27ª Feira do Livro de Bagé segue movimentando a cidade com uma programação diversificada de oficinas, lançamentos e sessões de autógrafos. Entre os destaques da reportagem de hoje, estão encontros de escrita criativa, obras de autores bageenses e o relato de uma imigrante venezuelana radicada na cidade.


Neste sábado, dia 25, o espaço da Secretaria de Cultura recebe mais uma edição da Oficina de Escrita Criativa, ministrada pela jornalista, radialista e professora Giuliana Bruni. Com o tema “Poesia Contemporânea Escrita por Mulheres”, o encontro, voltado para o público a partir dos 14 anos, vai combinar leitura, debate e produção de textos próprios, estimulando a criatividade dos participantes. A oficina terá duração de uma hora, das 11h às 12h, e as inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line: (https://forms.gle/NN2yyUzerJSL56PX8).


Giuliana Bruni é bageense e especialista em Educação e Diversidade Cultural. Desde 2016, ministra cursos de escrita e já publicou e organizou cinco edições do fanzine “Artefato de Palavras”. A autora também tem contos, crônicas e poesias publicados em coletâneas de livros e revistas literárias. Seu primeiro livro de poesias, “Corpo-palavra: poéticas da existência”, será lançado em breve na Feira do Livro.


Solidariedade 

Ontem, a obra da professora Elza Maria Steinhorst, “A Leveza nas Certezas - do Bem, da Fé e da Oração”, teve sessão de autógrafos na Concha Acústica. Toda a renda da venda do livro será destinada à Fundação Geriátrica José e Auta Gomes.


“¿Cuándo te volveré a ver?”

A feira também recebe a imigrante venezuelana Flor María López Rodríguez, que lança o livro “¿Cuándo te volveré a ver?” nesta sexta-feira, 24, às 19h30min, também na Concha Acústica. O projeto editorial, que surgiu durante o aprendizado de português da autora na Unipampa, foi financiado coletivamente e toda a venda do livro é revertida para Flor e sua família. O livro relata a trajetória de deslocamento forçado da autora e propõe uma leitura bilíngue que aproxima os leitores de sua experiência como imigrante no Brasil.


Cultura Sul

A Oficina de Poetas do Cultura Sul também marcou presença na Feira do Livro com o lançamento do Manifesto Poético n° 56, “O Monstro da Panela do Candal”, nessa quinta-feira. O grupo de poetas busca transmitir na poesia emoções, liberdade, amor, paz e o resgate da memória cultural de Bagé.


Afetos Intimistas

Ainda nessa quinta-feira, a professora e escritora Vera Pinto Vigil lançou o livro “Afetos Intimistas”, que aborda o cotidiano com afetividade, refletindo sobre as pequenas experiências da vida. A obra contou com capa, ilustrações e produção gráfica de Maria Zabala, revisão de Marialda Silveira Monteiro e impressão na Gráfica Imenores.


Atividades desta sexta

A sexta-feira, dia 24 de outubro, inicia às 9h com o "Café com o Patrono" na Praça de Alimentação, que terá a leitura comentada do livro Onanai, com a presença de Vera Medeiros, Elimara Gonçalves e Luiz Alves. 

A manhã segue com diversas atividades no Palco Principal: Contação de Histórias: "A Menina dos Dedos Mágicos" com Lia Figas (9h30min e 15h30min); o espetáculo "O circo vai à Feira" com Borges e Cia (10h30min e 15h); e a mesa "Ler juntos: experiências e desafios do LivrIF", mediada pela professora Mariane Rocha, às 11h. 

A tarde também conta com duas apresentações do Refloresta Teatro no Palco Principal: "Um passarinho me contou" (14h) e "Khaleh" (19h). O destaque do debate ocorre às 16h30min com a mesa "Mulheres Negras e Saberes", reunindo Dr.ª Maria Conceição Lopes Fontoura, Prof.ª Mestre Deborá Evangelista, Dr.ª Cláudia Daiane Garcia Molet e a Deputada Daiana Santos, mediada por Patrícia Alves. 

Às 18h, o Painel "Érico Veríssimo desde aqui" traz a análise da obra pelo Patrono Valdomiro Martins, José Francisco Botelho, Rodrigo Tavares e Rafa Sieg. A noite cultural segue com o espetáculo "Erico - Um Solo de Clarineta - Primeiro Movimento" com Rafa Sieg, às 20h. 

O dia é encerra com o show Sonido Del Alma Gaucha, às 21h, e a sessão de cinema com a exibição do longa-metragem "O Tempo e o Vento", às 22h.


Bageenses podem eleger personagem favorito de “O Tempo e o Vento” Anterior

Bageenses podem eleger personagem favorito de “O Tempo e o Vento”

Feira do Livro começa na Praça de Esportes Próximo

Feira do Livro começa na Praça de Esportes

Deixe seu comentário