Tempo
Semana terá acumulado de mais de 40 milímetros
                                Niela Bittencourt - Instabilidade começa nesta terça-feira
Modelos numéricos de previsão do tempo apontam a formação de um ciclone extratropical intenso sobre o Sul no final desta semana. O centro de baixa pressão deve se posicionar sobre o Rio Grande do Sul na sexta-feira antes de avançar para o Oceano Atlântico no sábado. As projeções indicam chuva volumosa, tempestades e vento muito forte a intenso, com alto risco de alagamentos e cortes de energia.
Conforme a MetSul Meteorologia, os valores de pressão atmosférica previstos ficam abaixo de 1000 hPa, algo incomum na região, com alguns pontos podendo registrar entre 990 hPa e 993 hPa. Pressões tão baixas são associadas a forte instabilidade, trazendo temporais severos e vendavais, semelhantes às observadas em ciclones e furacões do Atlântico Norte, embora o sistema seja extratropical.
Ainda de acordo com a MetSul, a origem do ciclone se dá a partir de uma baixa segregada que atravessa os Andes e avança para a Argentina, provocando temporais no país vizinho. A baixa pressão se aprofunda na sexta-feira sobre o Rio Grande do Sul, gerando chuva intensa, ventos fortes e tempestades severas. O sistema deve ingressar no Estado pelo Oeste e Noroeste, alcançando Porto Alegre e a Serra à tarde.
Sexta-feira será o dia mais crítico da instabilidade, com acumulados de 75 mm a 150 mm em 24 horas, trazendo risco de alagamentos e inundações. As tempestades podem incluir granizo de variados tamanhos, vendavais e grande incidência de raios. A instabilidade se estenderá para Santa Catarina, Paraná e partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Rainha da Fronteira 
O prognóstico aponta chuva isolada nesta terça-feira, mas com acumulado inferior a um milímetro. A mínima fica em 12°C e a máxima atinge os 25°C. Chuva fraca também é a previsão para quarta, com acumulado de O,9 milímetro, mínima de 10°C e máxima de 19°C. O sol aparece entre nuvens na quinta e, na sexta, são esperados mais de 42 milímetros de chuva, com o termômetro oscilando entre 12°C e 16°C. A instabilidade segue no sábado.
                    
                                        
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                                          
                                                                          
                                                                          
                                                                          
                                 
Deixe seu comentário