Destaque
Família Brignol realiza quinta edição de encontro em novembro
                                Divulgação - Família resgata história dos antepassados
Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, Bagé será palco do quinto Encontro da Família Brignol, um evento que já se tornou tradição e que reúne parentes de diferentes cidades e Estados.
O encontro teve início há seis anos, quando Lélia Vaz Brignol começou a se dedicar a encontrar parentes espalhados por diversas localidades. Inclusive em suas viagens, Lélia foi conectando familiares distantes, e com o tempo, a ideia de reunir todos em um evento surgiu.
“Há seis anos, a Lélia Vaz Brignol começou a encontrar parentes de um lado, do outro, de uma cidade e em outra, ela viajava. E aí resolveu fazer grupos, no Facebook, no WhatsApp. Ficou um ano conversando com o pessoal, aproximadamente um ano. Há cinco anos, resolveram se encontrar, e foi um sucesso", conta Josi Brignol Martins, uma das organizadoras.
"Quem começou, quem deu o start, foi a Lélia Vaz Brignol, com a Ceres e com a Marli. E um ano depois de toda essa junção, resolveram começar a fazer os encontros, que foi o primeiro encontro dos Brignol em Bagé", completou.
Desde o primeiro encontro, há cinco anos, o evento cresceu de forma expressiva, com a estimativa de 60 a 80 participantes em 2025. Este ano, a programação é extensa, com atividades que vão de visitas a locais históricos até momentos de confraternização.
A mobilização para o evento é feita por meio de redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram, além de telefonemas e visitas pessoais para aqueles que não têm acesso às redes.
"Os encontros começaram a crescer, crescer, e a gente estima uma participação de 60 a 80 pessoas, porque vêm pessoas de tudo que é local, do Rio Grande do Sul, de várias cidades do Estado. E de vários outros Estados, como Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo", relatou.
"Inclusive, temos parentes fora do país. Mas a estimativa de pessoas é entre 60 e 80 participantes, com suas famílias, porque nós temos três dias (de programação). Então nós temos opções. Se a gente pudesse juntar todos, daria em torno de 100 pessoas", completou.
A mobilização é feita através das redes, WhatsApp, Facebook, Instagram. Às pessoas que não têm rede social, são feitas ligações, visitas. "É muito legal. É uma coisa muito legal mesmo", sustentou.
O Encontro é também um momento de resgatar a memória dos ancestrais. "É algo muito interessante. Conhecemos parentes, inclusive de outras cidades, Estados e até mesmo países", definiu, ao mencionar, ainda, a foto que ilustra o flyer do evento, com os primeiros Brignol a se estabelecerem em Bagé. "Giovani Brignol, que veio fugido em um navio, vindo da Itália, uma história muito linda de vida e superação", destacou.
"Visitamos lugares onde nosso patriarca nasceu, viveu, construiu, passou. Histórias de décadas, esquecidas e relembradas. É um evento muito marcante, com uma energia maravilhosa, restituindo a história de uma família inteira, até porque, hoje em dia, as famílias estão muito afastadas, e assim, resgatando nossos antepassados, nossas raízes", finalizou.
Programação 
O evento contará com uma agenda cheia de momentos.
Dia 7
12h: Almoço de confraternização na Churrascaria Mário
15h: Visita à UBS João Batista Brignol
19h: Momento de descontração no Bar 168
Dia 8
10h: Missa na Capela do Espírito Santo
12h: Café Colonial na Estância Costa do Quebracho (com churrasco à vontade)
Tarde: Atividades livres, com possibilidade de curtir a cidade
Dia 9
Almoço nos Olhos D’Água
                    
                                        
                                        
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                                          
                                                                          
                                                                          
                                                                          
                                 
Deixe seu comentário