Incidentes na final podem levar Inter-SM a julgamento no TJD
Memória
Ricardo Lemos, da zaga à casamata

Acervo Guarany - Lemos foi treinador alvirrubro em 68 jogos
Na história do Guarany Futebol Clube, cerca de 20 atletas que vestiram a camisa alvirrubra voltaram, mais tarde, como treinadores – um feito pouco comum no Estrela D’Alva. Entre eles está José Ricardo Garcia Lemos, conhecido no futebol como Ricardo Lemos. Foram seis temporadas como zagueiro e outras três no comando técnico, consolidando seu nome entre os personagens marcantes do clube.
Nascido em Bagé, em 19 de março de 1959, Ricardo iniciou sua trajetória no juvenil do Guarany sob o comando de Danilo Couto. Sua estreia como profissional ocorreu no Gauchão de 1977, em 5 de junho, no empate sem gols contra o Cruzeiro de Porto Alegre. Naquela ocasião, ainda integrava a base, mas foi chamado para o time principal por Danilo Nigris.
Ao todo, disputou 129 partidas pelo Guarany e marcou três gols. Em 1978, atuou em três jogos do Gauchão e, no mesmo ano, assumiu a titularidade na Copa Governador, aos 19 anos, sob o comando de Haroldo Campos e depois Ismael Moreira, jogando 12 das 20 partidas da competição.
Em 1979, manteve-se como peça importante do elenco, atuando em 29 das 48 partidas, sob os comandos de Moreira, Delmar Martins (Bexiga) e José Carlos Kaercher (Gaúcho). Foi nesse ano que marcou seu primeiro gol, em 28 de março, no empate em 1 a 1 contra o Inter de Santa Maria.
O auge de sua carreira como zagueiro ocorreu em 1980, quando disputou 45 jogos (43 como titular) de um total de 60 disputados pelo clube, entre Gauchão, Copa Governador e amistosos. Sob o comando de Ismael Moreira e Ivan Ravaza, marcou dois gols: um no empate em 2 a 2 com o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas (17 de setembro), e outro na derrota por 2 a 1 para o Grêmio, no Estrela D’Alva (9 de outubro).
Nos anos seguintes, sua presença em campo diminuiu: foram 29 partidas em 1981 e apenas duas em 1982, quando vestiu a camisa do Guarany pela última vez, no Torneio Incentivo, em 14 de março, na derrota por 2 a 1 para o Juventude.
Além do Guarany, também jogou por Bagé e Brasil de Pelotas.
Como treinador, Ricardo Lemos comandou o Guarany em 68 partidas, sendo o décimo técnico com mais jogos à frente do clube. Sua estreia ocorreu em 1987, após a demissão de Danilo Nigris – o mesmo técnico que lhe deu a primeira oportunidade como jogador. O primeiro jogo terminou com derrota por 1 a 0 para o Brasil, em Farroupilha, no dia 19 de outubro. Sete dias depois, em sua estreia diante da torcida alvirrubra, venceu o Rio Grande por 1 a 0, com gol de Maurício Foguinho. Após essa passagem, retornou em 1996, quando fez seu último jogo como técnico do clube: um empate em 1 a 1 com o São José, em Porto Alegre, no dia 3 de agosto. O gol do Guarany foi marcado por João Pedro.
Ricardo também treinou Brasil de Pelotas, Grêmio Santanense, 14 de Julho de Livramento, São José de Cachoeira do Sul, São Paulo de Rio Grande, Pato Branco-RS e Concórdia-SC.
No futebol amador, defendeu o Gente Bem, conquistando o título da categoria Veteranos 35 anos, em 1994. Lemos é formado em Educação Física, profissão que segue atuando.
Deixe seu comentário