BAGÉ WEATHER

Memória

Leco, trajetória que marcou os clubes de Bagé

Acervo Carlos Alberto Ducos - Leco é conhecedor da dupla Ba-Gua

Paulo Afonso Moreira Coelho, conhecido como Leco, nasceu no dia 19 de maio de 1962 em Hulha Negra (então distrito de Bagé).

Leco começou sua carreira jogando de meia-atacante e, em 1979, nos juvenis do Grêmio Esportivo Bagé, onde foi treinado por Serafim Krob; depois foi levado para o time profissional, onde jogou até 1984.

Leco também jogou no Caxias, Internacional de Santa Maria, Esportivo de Bento Gonçalves, Brasil de Pelotas, Pelotas, Aimoré de São Leopoldo, Farroupilha de Pelotas, onde encerrou a carreira como jogador. Com a camisa jalde-negra, marcou 31 gols; e oito pelo Guarany.

Após encerrar a carreira como jogador, Leco virou treinador, onde treinou a dupla Ba-Gua. No Guarany, ao todo, foi treinador oito vezes, mas a principal conquista foi em 2006, quando levou o Guarany de Bagé à elite do futebol gaúcho ao conquistar o título da Segundona.

Leco também foi treinador do Grêmio Esportivo Bagé e, em 2003 e 2022, foi vice-campeão da Terceira Divisão. Leco ainda é lembrado nas rodas de chimarrão e cafezinho, onde torcedores tanto do Guarany como do Bagé dizem que ele foi um bom jogador. Leco atuou também em clubes do futebol amador da cidade.

Ao ser questionado sobre qual o jogo mais marcante da sua carreira como jogador, Leco disse que foi em 1982, quando o Bagé foi campeão da Segundona Gaúcha ao derrotar o Igrejinha por 1 x 0, com gol de Cleo.

Em relação a treinadores, Leco fez questão de citar Paulo de Souza Lobo, o Golego, porque foi o treinador que o levou para o time profissional do Bagé, e o outro foi Francisco da Silva Neto, o Chiquinho. “Eles eram um paizão, mas sabiam diferenciar o jogador da pessoa, e foram eles que me ensinaram muita coisa na vida”, recorda.

Para o Folha do Sul, Leco disse que hoje não está atuando no futebol porque não surgiram novas oportunidades. “Mas, caso isso ocorra novamente, estou pronto, porque é uma coisa que sei fazer. Eu sempre dizia para os meus jogadores: posso ser o pior treinador, mas sou um excelente ser humano. Nunca na minha vida prejudiquei ninguém”, afirmou.

De acordo com o ex-jogador, ele tem muito orgulho de ter sido jogador e treinador do Bagé e do Guarany.

Atualmente, é chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.

Anterior

Futuro do Monsoon no Gauchão 2026 é incerto

Novo Hamburgo renova com Rogério Zimmermann Próximo

Novo Hamburgo renova com Rogério Zimmermann

Deixe seu comentário