BAGÉ WEATHER

Farroupilha

Literatura, música e tradição marcam a Semana do Campo Aberto

A Semana Farroupilha começou e os Centros de Tradições Gaúchas de Bagé estão mobilizados em suas programações, oferecendo uma diversidade de atividades culturais, artísticas e gastronômicas para celebrar o tradicionalismo. Esta é a terceira reportagem da série que apresenta a programação das entidades durante o período. Desta vez, o destaque é para o Grupo de Artes Nativas Campo Aberto, que preparou uma agenda especial com a participação de seus integrantes de todas as categorias.

Na segunda-feira, 15 de setembro, as invernadas Mirim, Juvenil e Veterana promoveram atividades cívicas com o hasteamento e arriamento das bandeiras, ações educativas com as escolas e, à noite, jantar com cardápio típico gaúcho (arroz com linguiça, feijão e salada). O baile ficou por conta do grupo Tchê Véio.

Nessa terça, 16, a agenda seguiu com as mesmas atividades cívicas e pedagógicas, além de jantar com arroz, feijão, massas variadas e salada. A animação do fandango foi do grupo Os 4 Irmãos.

Já nesta quarta-feira, dia 17, a responsabilidade é da Invernada Pré-Mirim, que realiza o hasteamento e arriamento das bandeiras, atividades escolares e um jantar com arroz, feijão, carne de porco frita, farofa e salada. A noite encerra com baile ao som de Os 4 Irmãos.

No dia 18, é a vez da Invernada Adulta assumir a programação, repetindo os atos cívicos e a integração com as escolas. O cardápio da noite conta com galeto, arroz, polenta e salada de maionese, seguido de baile animado pelo grupo Os 4 Irmãos.

A Invernada Mirim fica responsável pelo dia 19, quando, além das atividades já tradicionais, promove um momento literário com Severino Rudes Moreira e Flávio Mattos, antes do jantar de carreteiro, feijão, farofa com couve e salada. O fandango tem a presença do grupo Alma Fandangueira.

A programação se estende até o dia 20 de setembro, data magna do Rio Grande do Sul. Pela manhã, o Departamento Social do Campo Aberto organiza o desfile Farroupinha, seguido de almoço com churrasco, arroz e salada. À tarde, acontece Tertúlia Livre. À noite, a Invernada Juvenil assume a condução da festa, com a extinção da chama e inauguração da Galeria Anitta, com Marta Assunção, além de jantar típico de galinha com molho, arroz, feijão, polenta mole e salada. O encerramento será em grande estilo, com baile do grupo Alma Fandangueira.

As atividades acontecem na sede do Campo Aberto, localizada na rua Paulino Ponsati, 685, bairro Popular.


Anterior

Últimos dias para inscrições na Lei de Incentivo à Cultura

Próximo

DTG do Peão Rural promove noite de homenagens a destaques do campo

Deixe seu comentário