Família de Wesley realiza protesto e polícia prende um dos acusados
Estado
Saúde prorroga vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos

José Cruz -
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos até o final de 2025. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e visa oferecer uma nova oportunidade de imunização a jovens que não foram vacinados na faixa etária recomendada, entre 9 e 14 anos.
A vacina é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, além de outros tumores relacionados ao HPV, como os de ânus, pênis, boca e orofaringe. A ampliação da faixa etária para até 19 anos foi iniciada em março e pretende reforçar a cobertura vacinal desse público.
Desde o início da campanha, cerca de 6,6 mil jovens já foram imunizados no Rio Grande do Sul. No entanto, a estimativa é de que cerca de 300 mil adolescentes ainda estejam sem a proteção. A orientação da SES é clara: caso o histórico vacinal não possa ser comprovado, o jovem deve ser considerado não vacinado e receber a dose de resgate.
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e está presente na maioria dos casos de câncer de colo do útero. Em 2023, o Estado registrou 1.420 casos e 407 mortes pela doença. Os tipos 16 e 18 do vírus são os mais perigosos, com alto risco de evolução para o câncer.
A cobertura vacinal ideal para o público de 9 a 14 anos é de 90%, mas o Estado tem ficado abaixo dessa meta. Em 2025, os índices parciais são de 79,22% para meninas e 66,11% para meninos. Os dados apontam uma tendência de melhora nos últimos anos, mas ainda distante do ideal preconizado pelas autoridades de saúde.
Deixe seu comentário