Família de Wesley realiza protesto e polícia prende um dos acusados
Destaque
Atendimentos na UPA de casos gripais seguem elevados

Priscila Petrecheli -
Nos últimos 10 dias, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bagé registrou um movimento intenso, mantendo uma média alta no número total de atendimentos diários, com destaque para os casos de sintomas gripais, que têm apresentado oscilações ao longo do período.
No intervalo entre o dia 10 e 11 de julho, a UPA realizou 231 atendimentos, sendo 64 deles relacionados a sintomas gripais. Já na semana seguinte, houve variações: entre a tarde de quinta (17) e sexta-feira (18), os atendimentos caíram para 193, com 35 casos gripais, representando a menor marca de sintomas respiratórios no período entre os dias 10 e 22 de julho, além de uma redução no volume geral de pacientes.
Porém, essa melhora foi temporária, já que entre sexta (18) e sábado (19), os números voltaram a subir, com 221 atendimentos e 63 casos gripais, aproximando-se novamente das médias mais altas observadas.
O início desta semana também apontou continuidade nos números elevados: entre segunda (21) e terça-feira (22), a UPA contabilizou 247 atendimentos, o maior total registrado nesse período, com 60 pacientes apresentando sintomas gripais — um leve recuo em relação aos dias com maior número de casos gripais, mas mantendo a demanda geral em patamar elevado.
Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância de a população utilizar o Ambulatório de Inverno, localizado no anexo do PAM I, que atende exclusivamente casos gripais de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h. A medida visa desafogar a UPA, garantir maior agilidade no atendimento e concentrar os cuidados respiratórios em um local específico, ajudando a controlar o fluxo intenso de pacientes nos serviços de emergência da cidade.
Apelo é pela vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência fez um novo apelo para que a população se vacine contra a gripe. A recomendação também abrange outras vacinas, tanto para quem está com doses pendentes quanto para aqueles que já podem receber novas aplicações.
Todas as unidades de saúde do município estão equipadas para oferecer os imunizantes de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento.
Especificamente para a vacina contra a gripe, quem não puder comparecer aos postos durante a semana terá uma oportunidade no próximo domingo (27), quando a unidade móvel estará presente em diversas atividades na cidade. O cronograma completo será divulgado ainda nesta semana.
Deixe seu comentário