BAGÉ WEATHER

Baixo estoque

Apelo é por doações na campanha de sangue em Bagé

Arquivo Prefeitura - Mobilização ocorre no dia 31 de maio

A próxima campanha de coleta de sangue em Bagé será realizada no dia 31 de maio, no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa de Caridade. Serão distribuídas 100 fichas de atendimento — 60 pela manhã, das 8h às 11h30min, e outras 40 à tarde, das 13h30min às 15h. A ação é organizada em parceria entre a Prefeitura, a Santa Casa, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), clubes de Rotary e a Urcamp.  

A Secretaria de Saúde reforça o apelo à população, devido à queda no número de doações nos últimos meses. Em fevereiro, foram coletadas 81 bolsas de sangue, número que caiu para 61 em abril. O período de temperaturas mais baixas e chuvas frequentes tem dificultado a mobilização de doadores, o que afeta diretamente os estoques do Hemopel, que atende Bagé e toda a região.  

A baixa oferta de sangue tem impacto direto em pacientes que dependem de transfusões, como os que enfrentam câncer ou aguardam cirurgias e procedimentos de emergência. Diante disso, a Secretaria de Saúde iniciou um planejamento com o Hemopel para reforçar a captação. "O aumento da oferta de sangue pela população é a única possibilidade, caso contrário ficamos abaixo do necessário para atender os serviços médicos de Bagé", afirma Terezinha.  

A assistente social do Hemopel, Márcia Lages, também destaca a urgência do momento. Segundo ela, o estoque está crítico para todos os tipos sanguíneos, especialmente os tipos O positivo e O negativo. "Neste momento muitos pacientes que aguardam cirurgias, que realizam tratamento oncológico, ou estão em emergência, contam com a solidariedade de cada um", pontua Márcia.  

Ela ainda ressalta que doar sangue é um ato seguro, rápido e indolor, com todos os materiais utilizados sendo descartáveis. “A doação de sangue é um gesto simples, mas capaz de transformar vidas”, conclui. A mobilização da comunidade é, portanto, essencial para garantir que o sistema de saúde regional possa atender a quem mais precisa. 

Atendimento humanizado marca Dia da Luta Antimanicomial Anterior

Atendimento humanizado marca Dia da Luta Antimanicomial

Apenas 30% dos idosos foi imunizado contra a gripe Próximo

Apenas 30% dos idosos foi imunizado contra a gripe

Deixe seu comentário