BAGÉ WEATHER

Destaque

Vídeopoema bageense é selecionado para mostra internacional

Divulgação - Poema é de autoria de Giana Guterres com direção artística de Wagner Previtali

Um vídeopoema produzido por artistas de Bagé com recursos da Lei Paulo Gustavo foi selecionado para integrar uma mostra internacional de poesia contemporânea em vídeo. Intitulada Poeta é substantivo feminino, a obra combina palavra, imagem e som, transitando entre cinema, arte urbana, performance e literatura. O poema é de autoria de Giana Guterres, com direção artística de Wagner Previtali, e foi realizado em 2024 na cidade.

A seleção para o III Salón de Videoarte Textil, em Buenos Aires, até 17 de outubro, reconhece a força da produção artística do interior gaúcho e o diálogo entre poesia e artes visuais como campo de experimentação estética. O projeto Websérie Vídeopoemas valoriza a paisagem de Bagé e a escrita poética de Giana, em obras que funcionam como manifestações audiovisuais e urbanas, destacando a presença das mulheres na literatura.

Giana Guterres ressaltou a importância da seleção: “Ficamos bem felizes em participar desta mostra, primeiro porque é um reconhecimento do nosso trabalho poético e também uma forma de mostrar que a arte feita em Bagé tem voz no mundo, e segundo, porque mostra a importância e a qualidade artística do que está sendo produzido com as leis de incentivo à cultura”.

O vídeopoema segue participando de mostras e festivais dedicados à poesia expandida e será exibido na Mostra Cine Poesia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no final de outubro.

Outros vídeopoemas do projeto podem ser conferidos no YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLbDE-fTgtftuHj6GkB0EKmksB1kE-IBYu), produzido com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Bagé.

Vídeopoema bageense é selecionado para mostra internacional Anterior

Vídeopoema bageense é selecionado para mostra internacional

Próximo

Concurso de poesia valoriza literatura e preservação ambiental

Deixe seu comentário