BAGÉ WEATHER

Cidadania

Programa Jovem Parlamentar vira Lei em Bagé

Divulgação - Proposta garante participação de crianças e adolescentes na vida política do município

Foi sancionada a Lei Municipal nº 6.820/2025, de autoria da vereadora Beatriz Souza (PSB), que cria o Programa Jovem Parlamentar, destinado a estudantes da rede municipal de ensino entre 6 e 15 anos. 

A ideia da iniciativa é despertar o interesse pela política e cidadania nos jovens, além de oferecer uma experiência prática de participação democrática. Os estudantes eleitos em suas escolas vão assumir cadeiras como jovens parlamentares. Eles poderão participar de oficinas, debates, simulações de sessões e até apresentar projetos de lei. 

A vereadora Beatriz destacou que a proposta é um investimento no futuro da democracia em Bagé.  

“A política precisa ser desmistificada e compreendida desde cedo. O Jovem Parlamentar é uma forma de mostrar para nossas crianças e adolescentes que eles podem e devem participar da construção da sociedade”, afirmou. 

Cada escola municipal terá 30 dias, a partir do início do semestre letivo, para realizar eleições internas e escolher seu representante. O número de jovens parlamentares será o mesmo de vereadores em exercício na Câmara, garantindo representatividade. O mandato será de um semestre, com posse em sessão oficial e possibilidade de reeleição. 

O programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que ficará responsável por desenvolver atividades pedagógicas como oficinas sobre política e cidadania, além de dar suporte aos estudantes no exercício da função. 

Experiências semelhantes já acontecem em cidades da região, como Candiota e Santana do Livramento. 

Ex-vereadora protocola representação contra aumento de salários Anterior

Ex-vereadora protocola representação contra aumento de salários

Governador apresenta pleitos fiscais em reunião no Ministério da Fazenda Próximo

Governador apresenta pleitos fiscais em reunião no Ministério da Fazenda

Deixe seu comentário