BAGÉ WEATHER

Operação

Polícias do Brasil e Uruguai desarticulam rota de contrabando

Divulgação DRACO - Ação apreendeu mais 19 caixas de agrotóxicos

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Bagé, com apoio da Operação Protetores de Divisas e Fronteiras, deflagrou nesta terça-feira uma ação integrada com o Grupo de Respuesta e Inteligencia Aduanera da polícia uruguaia. A operação binacional resultou na apreensão de uma grande quantidade de cigarros e agrotóxicos contrabandeados nos dois países.


As investigações, permanentes no âmbito da DRACO, têm como foco o combate às rotas de contrabando que cruzam a fronteira entre Paraguai, Brasil e Uruguai. O trabalho de inteligência acompanha o deslocamento de cargas de cigarro oriundas do Paraguai, que entram no Uruguai pela fronteira de Aceguá. No sentido contrário, agrotóxicos proibidos no Brasil são trazidos por organizações criminosas que utilizam a região fronteiriça — incluindo o município de Bagé — como corredor logístico.


O monitoramento constante realizado pela DRACO permitiu reduzir drasticamente o fluxo de cigarros contrabandeados em Bagé. A Operação Nicotina, que possui caráter permanente, já levou à prisão de dezenas de pessoas nos últimos anos, entre elas cidadãos uruguaios que cruzam a fronteira para buscar cigarros paraguaios no Brasil.


Na ação desta terça-feira, a integração entre policiais brasileiros e uruguaios possibilitou flagrantes simultâneos em ambos os lados da fronteira. No Uruguai, um cidadão uruguaio foi preso enquanto conduzia uma camionete S10 carregada com 23.500 maços de cigarros contrabandeados.


No Brasil, em um depósito localizado em Aceguá, outro uruguaio — de 61 anos — foi preso em flagrante. No local, os agentes apreenderam 8.000 maços de cigarro, 19 caixas de agrotóxicos de origem uruguaia e uma camionete S10.


A ação resultou em dois presos em flagrante, ambos uruguaios, e reforça o compromisso das forças de segurança dos dois países no enfrentamento conjunto ao contrabando e ao crime organizado transfronteiriço.


Polícias do Brasil e Uruguai desarticulam rota de contrabando Anterior

Polícias do Brasil e Uruguai desarticulam rota de contrabando

Bagé debate revisão extraordinária da tarifa de água Próximo

Bagé debate revisão extraordinária da tarifa de água

Deixe seu comentário