BAGÉ WEATHER

Iniciativa

Anteprojeto sugere criação do Conselho Municipal LGBTQIAPN+

Divulgação - Vereador entregou anteprojeto na Câmara com representantes do movimento LGBTQIAPN+

O vereador Lucas Mello (PT) protocolou na quarta-feira, dia 25, um anteprojeto de lei que propõe a criação do Conselho Municipal da Comunidade LGBTQIAPN+ de Bagé. A iniciativa tem por finalidade propor políticas públicas que promovam a cidadania da população LGBTQIAPN+ de Bagé, combater a discriminação, reduzir as desigualdades e ampliar o processo de participação social.   

"Este Conselho será um instrumento fundamental para garantir voz ativa à comunidade LGBTQIAPN+ na construção de políticas públicas efetivas e no fortalecimento da democracia participativa", destacou o edil.  

O anteprojeto prevê que o conselho irá se reunir em sessões abertas ao público uma vez por mês ou de forma extraordinária, além de haver o próprio regimento interno. O Poder Executivo fica responsável por propiciar ao Conselho Municipal LGBTQIAPN+ condições necessárias ao seu funcionamento, disponibilizando o local e infraestrutura para a realização das reuniões.   

Justificativa   

No anteprojeto, sua justificativa menciona a criação do conselho em si é assegurar o direito de participação e democracia.   

“Notadamente, é preciso destacar a necessidade da criação de instâncias que promovam e defendam Direitos Humanos para determinados grupos populacionais em virtude da especificidade de suas demandas e da situação de vulnerabilidade a que determinados contextos sociais os submetem”, afirma o texto.   

O anteprojeto, conforme o vereador, é resultado de um diálogo entre o poder público e movimentos sociais, contando com a participação da secretária de Educação, Caren Castencio, a secretária de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade, Patrícia Alves, com a coordenadora da Casa de Cultura, Marcela Meirelles, além de representantes da Parada da Diversidade e do Grupo Diversidade Sexual e Gênero de Bagé.   

Sessões extraordinárias apreciam 12 projetos na segunda Anterior

Sessões extraordinárias apreciam 12 projetos na segunda

Aprovado projeto que aumenta número de deputados Próximo

Aprovado projeto que aumenta número de deputados

Deixe seu comentário