BAGÉ WEATHER

Comércio

Mais da metade das lojas planejam reforçar equipes

Niela Bittencourt - Movimento é intenso às vésperas do Dia das Crianças

A Fecomércio-RS divulgou os resultados da Pesquisa de Temporários 2025, realizada entre 1º e 13 de setembro com 722 estabelecimentos do comércio varejista gaúcho. O estudo, que abrangeu as principais cidades de cada região do Estado — Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Santa Maria e Uruguaiana —, apontou que 53,3% dos empresários consultados têm intenção de contratar trabalhadores temporários para o último trimestre do ano.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn, a contratação de temporários é uma prática tradicional no setor durante o período de festas e representa também uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “Para uma parcela significativa desses contratados (48,8%), há possibilidade de efetivação. A contratação temporária, além de atender à demanda do comércio no fim do ano, é também uma importante porta de entrada para o emprego formal”, afirmou.

A pesquisa indica que a seleção será feita diretamente pelos estabelecimentos em 77,4% dos casos e que, até a data do levantamento, 83,2% das contratações ainda não haviam sido concretizadas. O volume de admissões temporárias projetado para 2025 é semelhante, embora um pouco inferior, ao registrado no ano anterior. Novembro foi apontado como o principal mês de início dos contratos (39,5%), com encerramento previsto, majoritariamente, até janeiro (45,7%).

Entre os critérios de seleção mais observados estão a escolaridade (38,7%), experiência (27,7%) e idade (23,1%). Já as principais dificuldades relatadas pelos empresários para preencher as vagas são a indisponibilidade de horários (26%), a falta de qualificação (22,9%) e a escassez de candidatos (20%). As funções mais demandadas são nas áreas de vendas e comercial (90,1%), seguidas de caixa/crediário (23,9%), estoque/depósito (15,1%), serviços gerais (6,2%) e segurança (3,4%).


Mais da metade das lojas planejam reforçar equipes Anterior

Mais da metade das lojas planejam reforçar equipes

Professora e assistido serão homenageados em evento internacional Próximo

Professora e assistido serão homenageados em evento internacional

Deixe seu comentário