BAGÉ WEATHER

Iniciativa

Seminário debate educação e mudanças climáticas

Divulgação/Seduc-RS - Evento internacional discutiu resiliência escolar

A capital do Estado sediou, durante terça, 5, e quarta-feira, 6, o Seminário Internacional “Educação, Mudanças Climáticas e Resiliência”, promovido pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), em parceria com o Banco Mundial e apoio técnico do movimento Todos Pela Educação.  

O encontro reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de organizações para discutir o papel da educação na adaptação às mudanças climáticas e no fortalecimento da resiliência escolar. 

A programação incluiu painéis que abordaram a transformação das escolas em ambientes seguros e adaptados às condições climáticas extremas. Entre os convidados, esteve o arquiteto japonês Nobuhiro Imai, especialista em planejamento escolar e medidas de controle de enchentes.  

A discussão destacou estratégias para tornar as instituições educacionais mais preparadas para os impactos ambientais. 

Outro painel focou na gestão da continuidade educacional e na recuperação da aprendizagem, especialmente em contextos de crise. Ricardo Madeira, do Instituto Unibanco, apresentou métodos para planejar e implementar ações que garantam a recomposição do aprendizado dos estudantes. 

O seminário contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, da secretária da Educação Raquel Teixeira, do diretor do setor de Educação para América Latina e Caribe do Banco Mundial, Andreas Blom, e do diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa. A programação foi transmitida ao vivo pelo canal TV Seduc RS no YouTube, ampliando o alcance do evento. 

A secretária Raquel Teixeira ressaltou a importância do seminário diante dos eventos climáticos extremos que afetaram o estado nos últimos anos. Ela reforçou que a educação deve ser prioridade nas decisões para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover uma rede estadual mais resiliente. 

UFRGS abre concurso para professores do Colégio de Aplicação Anterior

UFRGS abre concurso para professores do Colégio de Aplicação

Sindicato dos professores confirme ato por reposição salarial Próximo

Sindicato dos professores confirme ato por reposição salarial

Deixe seu comentário