BAGÉ WEATHER

Decidido

Medicina e Direito deverão ser exclusivamente presenciais

Freepik - Há cursos da área da Saúde que poderão ser semipresenciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nessa segunda-feira (19), o decreto da Nova Política de Educação a Distância (EaD), que determina que cursos superiores como medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia sejam ofertados exclusivamente no formato presencial. Outros cursos da área da saúde e licenciaturas poderão funcionar nos modelos presencial ou semipresencial, que passa a ser oficialmente reconhecido como uma nova modalidade. A medida tem como foco a qualidade do ensino e a valorização dos professores e estudantes.  

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o novo marco regulatório estabelece regras claras para a EaD, com exigências de infraestrutura adequada nos polos, aumento da interação ao vivo entre professores e alunos, além da obrigatoriedade de ao menos uma avaliação presencial por disciplina. O decreto também cria o cargo de mediador pedagógico, profissional com formação compatível com o curso e que deverá ter vínculo formal com a instituição, atuando de forma diferente dos antigos tutores.  

Entre as novidades, estão o limite de 70 alunos por professor em aulas online ao vivo, a exigência de polos com estrutura mínima (salas, internet e laboratórios), e a proibição do compartilhamento desses espaços entre diferentes instituições. O formato semipresencial combinará atividades físicas presenciais com aulas virtuais síncronas, mediadas por professores. Para os cursos totalmente a distância, passa a ser obrigatório um mínimo de 20% de atividades presenciais ou síncronas.  

A transição para o novo modelo deverá ocorrer em até dois anos, prazo dado às instituições para adaptação. O controle de frequência dos estudantes será obrigatório em todas as modalidades. O decreto também busca responder ao crescimento acelerado dos cursos EaD nos últimos anos, especialmente na rede privada. Entre 2018 e 2023, houve um aumento de 232% nas matrículas nessa modalidade.  

Dados do Censo da Educação Superior 2023 revelam que o número de ingressantes em cursos a distância já é o dobro dos ingressos em cursos presenciais. Na rede privada, 73% das matrículas são em EaD, enquanto na rede pública a maioria ainda é presencial. O MEC havia suspendido, em junho de 2024, a criação de novos cursos EaD para reformular os padrões de qualidade, o que resultou na elaboração e publicação do novo decreto agora em 2025. 


Unipampa abre mais de quatro mil vagas em seleção complementar Anterior

Unipampa abre mais de quatro mil vagas em seleção complementar

Ato unificado com participação de educadores ocorre hoje Próximo

Ato unificado com participação de educadores ocorre hoje

Deixe seu comentário