BAGÉ WEATHER

Definido

Rodrigo Tavares é o patrono da 26ª Feira do Livro de Bagé

Divulgação - Ele é autor de obras como Carancho, Andarilhos e Noite Escura

O Conselho Municipal de Políticas Culturais, nessa quarta-feira, na Casa de Cultura Pedro Wayne, anunciou o escritor Rodrigo Tavares como patrono da 26ª Feira do Livro de Bagé. Natural da Rainha da Fronteira e integrante da Academia Bageense de Letras, Rodrigo Tavares, retorna à sua cidade natal após 12 anos em Porto Alegre. Ele é autor de obras como Carancho (2023), Ainda que a Terra se Abra (2020), Andarilhos (2017), Noite Escura (2019), além dos e-books Contos Sangrentos e A Tropeada. Tavares é também o idealizador e curador do FestFronteira Literária, um festival de literatura realizado em Bagé e parceiro de grandes eventos no município.

 
Ao jornal Folha do Sul, logo após o anúncio, Rodrigo Tavares garantiu: “Recebi a indicação para patrono com muita alegria e (me sinto) extremamente honrado. Ser patrono de uma Feira do Livro histórica como a da nossa cidade é com certeza um divisor de águas, não apenas na carreira de escritor propriamente dita, mas em como a minha cidade, que eu defendo e represento sempre, pode passar a me enxergar. Sempre que possível estou envolvido nos eventos da Cultura e da Biblioteca na cidade e é assim que recebo a notícia - de braços abertos para colaborar em uma grande feira".

 
Ele mencionou o seu retorno à Campanha, ao comemorar que não havia ano melhor para assumir tal desafio. “Se existia um ano para eu ocupar esse cargo teria de ser justamente 2024: o ano que retornei para casa e voltei a morar em Bagé, cenário de minha vida e dos meus livros. Aliás, sobre os desafios da mostra garantiu que são sempre grandes. "Primeiro: a feira tem que ser atrativa ao público, pois devemos fomentar o comércio dos livros e a leitura. Segundo: convencer as pessoas da cidade a irem prestigiar nossos colegas escritores, que estarão participando de debates e autografando livros, em concorrência com a facilidade de ficar em casa vendo as redes sociais. Mas é possível”, sustentou.

 
Sobre a realização da feira no Palacete Pedro Osório (toda a estrutura será utilizada), Tavares afirmou considerar a nova experiência como uma oportunidade enriquecedora. “Será uma feira mais enxuta e imersiva. Convidaremos o público a entrar e conhecer o bosque, depois passar pelas galerias, onde teremos comércio e escritores, para, em seguida, desfrutar de música, mateada e praça de alimentação no estacionamento", detalhou, ao mostrar que já está bastante envolvido com a organização. "Tem tudo para dar certo”, opinou.

Escritora Giana Guterres lança novo livro neste sábado Anterior

Escritora Giana Guterres lança novo livro neste sábado

Feira do Livro 2024 ocorrerá no Palacete Pedro Osório Próximo

Feira do Livro 2024 ocorrerá no Palacete Pedro Osório

Deixe seu comentário