BAGÉ WEATHER

Música

Professor da Unipampa lança livro em Porto Alegre

Divulgação - Lucio Yanel e José Daniel

O projeto “O Violão Pampeano de Lucio Yanel”, selecionado como Memória e Patrimônio pela Secretaria de Estado do RS, busca preservar e difundir a trajetória do músico argentino radicado no Rio Grande do Sul. A iniciativa contempla diferentes formatos para alcançar novos públicos, entre eles livro, audiobook, podcast e apresentações ao vivo, mantendo viva a relevância do artista no cenário cultural.  

A nova edição do livro biográfico “O Violão Pampeano de Lucio Yanel”, escrita por José Daniel Telles dos Santos, será distribuída gratuitamente em escolas e universidades. Santos é músico, pesquisador e professor de violão da Unipampa Bagé. 

O material, explicou, resulta de extensa pesquisa documental e entrevistas, oferecendo um panorama da vida de Yanel ao longo de seus 79 anos de história. O conteúdo também será disponibilizado em formato de audiobook, ampliando o acesso ao público. 

"Estou lançando amanhã em Porto Alegre o projeto 'O Violão Pampeano de Lucio Yanel', para homenagear este importante violonista argentino radicado no RS desde 1982, que é um divisor de águas na música gaúcha", contextualizou. "O livro possui 290 páginas, e é fruto de uma pesquisa de 15 anos que iniciou no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na UFPel. Além da edição do livro físico, com mil exemplares, será lançado um áudiobook com acesso gratuito, pela StreamingSul", detalhou.  

Complementando a proposta, o podcast “Yanel e seus tempos” terá 10 episódios, explorando etapas marcantes da carreira do músico, desde sua origem na Argentina até sua consolidação no Brasil. A produção estará disponível em plataformas digitais a partir do lançamento, oferecendo um mergulho mais detalhado na vida e na obra do violonista. 

Os lançamentos serão acompanhados por recitais ao vivo de Lucio Yanel, que se apresenta em Porto Alegre, no Teatro Túlio Piva, em 21 de agosto, e em Caxias do Sul, no Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, em 28 de agosto. Além disso, o projeto também prevê palestras educativas do autor em instituições de ensino, fortalecendo o caráter formativo da iniciativa. 

Idealizado pela produtora cultural Ana Maria Rosa, o projeto foi aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e conta com financiamento do Pró-Cultura, Governo do RS, Ministério da Cultura e Governo Federal. Dessa forma, a trajetória de Lucio Yanel, considerado um dos grandes nomes do violão pampeano e referência para artistas como Yamandú Costa, ganha novo fôlego e alcance, reafirmando sua importância para a cultura sul-americana. 

Cultura abre inscrições para livreiros na Feira do Livro Anterior

Cultura abre inscrições para livreiros na Feira do Livro

Valdomiro Martins celebra a literatura como espaço de todos Próximo

Valdomiro Martins celebra a literatura como espaço de todos

Deixe seu comentário