Legado
Lançamento do livro de Sonia Leite acontece hoje
Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ex-vereadora conta que obra é recheada de emoção, fantasia e veracidade
Nesta sexta-feira, acontece o lançamento do livro intitulado “Sonia Leite, uma jornada inspiradora”. A obra, escrita por Gladimir Aguzzi, conta a trajetória da ex-vereadora e atual assessora de Relações Institucionais da Prefeitura, Sonia Mara Gomes Leite, 75 anos. A sessão de autógrafos começa às 18h na Leb Livraria e Cafeteria, com a presença de familiares e amigos. Entre os presentes, estará a ex-senadora Ana Amélia Lemos e o deputado federal Pedro Wesphalen (PP). Amigos de outros Estados vieram prestigiar Sonia.
Ao Folha do Sul, a ex-vereadora relata que a ideia de escrever a biografia surgiu durante sua caminhada política. Segundo ela, foi nessa trajetória que os desafios foram superados, levando sempre em consideração os princípios, valores, ética e coerência. Sonia confidencia que, além disso, sua grande inspiração e apoio vem do marido, Adão Leite. “Ele caminhou e caminha lado a lado, dando-me força e incentivo para prosseguir”, diz.
Ao responder a pergunta sobre como é, a essa altura da vida, ter um livro contando a própria trajetória, Sonia comenta que sua filha, Tatiane, diz que esse é o seu terceiro filho. A ex-vereadora acredita que, com essa obra, pode passar para as pessoas suas conquistas, desafios e obstáculos vencidos. Ela adianta que tudo no livro, do início ao fim, é carregado de muita emoção. “Foi preciso ser feito um feedback de cada momento da minha vida e foi nesses momentos que senti ansiedade, outros momentos de reflexão e também que me vi questionando se tudo valeu a pena. E a resposta sempre foi que faria tudo novamente. Então respondo de que tudo, em cada parágrafo, meu biógrafo Gladimir Aguzzi recheou de emoção, fantasia e veracidade”, conta.
Recomeço
A reportagem perguntou se teve algum momento difícil no processo de escrita do livro. Sonia revelou que sim. “Teve um momento em que meu sonho foi água abaixo. Foi além de dois anos, uma grande expectativa, mas tive que parar tudo e recomeçar do zero. É do meu jeito de ser, não desistir nunca, pois só os fracos param no caminho”, filosofou. Com o livro, a ex-vereadora espera deixar uma mensagem e um legado ao leitor. Sonia afirma que é possível estar na política sem deixar de lado seus princípios, valores e ética.
Sobre as expectativas para o lançamento, Sonia responde que é poder receber a família, amigos, políticos com os quais diz se espelhar, como o deputado federal Pedro Westphalen e a senadora Ana Amélia Lemos. “E tantos que serei eternamente grata. Estar com minhas voluntárias e minha comunidade, que sempre me apoiaram nos sonhos que tornei realidade’, fala.
O título
Sobre a escolha do título do livro, Sonia conta que a biografia teve dezenas de títulos. “Porém, foi meu filho, Mauro, que é um fã número um da mãe, o autor do título da obra. Aliás, sempre tive nos meus filhos, Tatiane e Mauro, o maior incentivo e inspiração para minha trajetória. A eles e meus netos e a quem mais vier que quero deixar este legado”, garante.
Deixe seu comentário