Saúde
Semana encerra com novo aumento de casos gripais

Everaldo Cruz - Primeiro mês registrou quase 500 atendimentos no ambulatório
A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Bagé registrou um aumento nos atendimentos relacionados a sintomas gripais no final da semana. Entre as 16h de quinta-feira (31) e as 16h dessa sexta-feira (1º), a unidade contabilizou 174 atendimentos, sendo 43 pacientes com sintomas respiratórios. O crescimento é constatado ao comparar os dados do dia anterior, quando foram contabilizados atendimento de 17 casos gripais.
Na quinta-feira (31), das 16h de quarta-feira (30) até as 16h do dia seguinte, a UPA realizou 144 atendimentos no total, dos quais 17 foram casos gripais, como já citado. Esse número representou uma redução tanto no total de atendimentos quanto nas ocorrências respiratórias, sugerindo um possível recuo temporário na demanda.
Isso porque, na segunda-feira (28) para terça-feira (29), a UPA contabilizou 211 atendimentos, incluindo 50 pacientes com sintomas gripais. Mas, nesse último boletim, o montante de casos voltou a subir. Ainda que seja um total de atendimentos muito próximo da média registrada na semana anterior e início da atual.
O levantamento dos boletins mostra que, ao longo da semana anterior, os casos gripais oscilaram entre 60 e 64 por dia, com pico registrado entre os dias 21 e 23 de julho. Desde então, os números vêm apresentando uma leve redução, com 50 casos na terça-feira e 45 na sexta-feira passada.
Para aliviar a pressão sobre a UPA e oferecer atendimento mais ágil e especializado, a Secretaria de Saúde mantém em funcionamento o Ambulatório de Inverno no PAM I, localizado no prédio do INSS, com entrada pela rua Melanie Granier. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, exclusivamente para casos gripais.
O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, recepcionista e técnico de Raios-X. Para ser atendido, o paciente deve apresentar documento com foto e cartão do SUS.
O funcionamento temporário do Ambulatório está previsto até o final de agosto. Nos fins de semana, os atendimentos para casos gripais continuam sendo realizados na UPA.
Deixe seu comentário