Saúde
Santa Casa assina contrato para novo prédio da Oncologia

Divulgação/Santa Casa de Caridade de Bagé imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Além da reforma, projeto prevê a ampliação da estrutura
O Serviço de Quimioterapia da Santa Casa de Caridade de Bagé deve passar por uma reestruturação nos próximos meses. Nessa semana foi assinado o contrato para que o prédio seja reformado e ampliado para melhor atender os pacientes oncológicos.
A reportagem do jornal Folha do Sul entrou em contato com a administração do hospital para saber mais detalhes sobre o projeto. De acordo com Raul Vallandro, administrador da Santa Casa, o projeto acompanha a chegada da Radioterapia em Bagé, fornecendo um tratamento completo e mais moderno para os pacientes. "Nós sempre tivemos o desejo de reformar o prédio onde fica o Serviço de Quimioterapia e o CIOM (Centro Integrado de Oncologia e Mama), que é a porta de entrada de todo paciente oncológico SUS na Santa Casa", contou o profissional. Por isso, o projeto da nova Quimioterapia foi concebido antes mesmo da colocação em prática da Radioterapia.
Além dessa reformulação do que já existe, o espaço deverá ser ampliado. Para isso, o hospital contará com os espaços da Oncologia, CIOM e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), área esta que estava sendo alugada pela Santa Casa. "Com a saída da SAMU do prédio, fizemos um projeto, contratamos uma empresa de arquitetura", disse Vallandro. A ideia é fazer também um segundo piso na estrutura, aumentando assim a capacidade de atendimento.
O objetivo é fazer um local específico para os pacientes de convênios e particulares. "O prédio vai abrigar o Serviço de Quimioterapia, não só da área SUS, mas também a construção de uma nova área que vai abranger os outros convênios e pacientes particulares", detalhou o administrador.
Nessa semana foi assinado o contrato com uma empresa de engenharia que vai executar o projeto de reforma e ampliação da estrutura. Conforme as informações repassadas pelo hospital, a obra está orçada em cerca de R$ 2,5 milhões. "Esses valores a Santa Casa está buscando com captações externas, de fontes privadas no mercado. Vamos procurar fontes públicas também para ver o que a gente consegue de recursos", explicou Vallandro.
Ainda sobre as finanças, o administrador garantiu que já há alguns investidores. "Nós já temos investidores, por isso nós já estamos iniciando essa obra. O projeto está pronto. E está sendo indicado com a obra daquela área toda onde funcionava a SAMU. Depois disso pronto, o tempo previsto é até o final do ano", especificou o profissional.
Relembre
A Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Bagé passou a funcionar em 2010. O Governo do Estado repassou, via Consulta Popular, R$ 500 mil do Tesouro Estadual ao município de Bagé em 2008, para aquisição de equipamentos para a Unidade de Oncologia da Santa Casa de Bagé referente à consulta popular 2007/2008.
Assim, a região passou a ter ambulatório especializado, internações clinicas e cirúrgicas oncológicas, quimioterapia, cuidados paliativos e fornecimento de medicamentos oncológicos de forma gratuita pelo SUS, evitando o deslocamento de pacientes até Pelotas.
Já o Centro Integrado de Oncologia e Mama (CIOM) passou a funcionar em 2013, reunindo os profissionais necessários para o atendimento oncológico.
Deixe seu comentário