BAGÉ WEATHER

Saúde

Com estoques baixos, apelo é para que população doe sangue

Daniela Barcellos - Principal demanda é pelos tipos O

A campanha para doação de sangue do mês de agosto acontece neste sábado, dia 30, no Hospital Universitário da Urcamp. Segundo informações do Hemopel, que abastece os municípios da região e é parceiro da Prefeitura e do Hospital Universitário na coleta, os estoques de sangue O+, O-, A- estão baixos. Mas, é claro, enfatizou, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. 

A ação tem início às 8h, com distribuição de 60 fichas até 11h30min. Pela tarde, começa às 13h30min, com mais 40 fichas, encerrando às 15h. O secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, alertou sobre a última campanha: apenas 29 das 100 fichas foram registradas.   

A campanha é realizada pela Secretaria de Saúde de Bagé, em parceria com o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), Hospital Universitário da Urcamp, Hospital Santa Casa de Caridade e clubes Rotary.    

“O Hemopel precisa de todos os tipos de sangue, destacando a grande necessidade de sangue do tipo O negativo”, enfatizou Angelo Silva, do Rotary Bagé Norte.   

Processo  

A secretaria de Saúde detalhou o processo: há uma triagem detalhada com o doador para identificação de qual tipo de sangue poderá ser coletado. Após isso, é feita a triagem laboratorial do sangue e realizada a captação.  

O processo é rápido e indolor, com toda a segurança ao doador já que todo o material utilizado para captação do sangue é esterilizado e descartado após o procedimento.  

Requisitos  

Para doar, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar com o responsável no local. A primeira doação deve ser feita no máximo até os 60 anos.  

O peso do doador deve ser de, no mínimo, de 50 quilos e é preciso estar com boa saúde. O doador também deve ter dormido por pelo mínimo seis horas antes da captação de sangue. Além disso, não pode ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores e nem fumado por duas horas antes da doação.  

As mulheres deverão ter um intervalo de 90 dias a cada doação, com possibilidade de doar até três vezes ao ano. Já os homens devem ter um intervalo de 60 dias a cada doação; podendo doar quatro vezes ao ano.  

Impeditivos  

 

Ficam impedidos definitivos de doar quem tenha HIV, HTLV, Hepatites B e C, Hepatite aos 11 anos, doenças de chagas, câncer (incluindo leucemia), diabetes grave, AVC, bronquite, asma grave e tuberculose extrapulmonar. Já os impeditivos temporários precisam ser informados.  

Números  

Os dados da última edição mostraram uma queda bastante expressiva no número de doações. Para se ter uma ideia, em fevereiro foram coletadas 81 bolsas de sangue. Já em abril, o número caiu para 61 bolsas. Na ação realizada no dia 31 de maio, houve o cadastro de 71 doadores e a coleta de 62 bolsas de sangue. Depois, em junho, 100 cadastros e 82 bolsas coletadas, como já citado. Ou seja, o mês de julho registrou o menor número de bolsas coletadas nos primeiros sete meses de 2025. 


Com estoques baixos, apelo é para que população doe sangue Anterior

Com estoques baixos, apelo é para que população doe sangue

Próximo

Santa Casa recebe repasse federal de R$ 500 mil

Deixe seu comentário