BAGÉ WEATHER

UPA

Casos gripais apresentam oscilações neste início de agosto

O atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bagé segue em ritmo intenso e com variações nos registros de casos gripais ao longo de agosto. 

Entre as 16h de segunda-feira (11) e as 16h de terça-feira (12), a UPA contabilizou 218 atendimentos, dos quais 39 foram de pacientes com sintomas gripais. O cenário reforça a importância de acompanhar a demanda durante o inverno, período em que há maior circulação de vírus respiratórios. 

No boletim seguinte, o último divulgado, referente ao período das 16h de quarta-feira (13) até as 16h dessa quinta-feira (14), foram registrados 212 atendimentos, com 50 casos gripais — com aumento em relação aos 35 registrados no dia anterior.  

Apesar da estabilidade no total de atendimentos, a elevação nos casos respiratórios acendeu um alerta para a necessidade de reforçar os cuidados preventivos. 

Para efeito de comparação, no boletim do dia 6 de agosto, a UPA registrou 200 atendimentos, sendo 53 casos gripais, um salto em relação aos 28 do boletim anterior. Desde então, o total oscilou, mas não ultrapassou a casa dos 50 atendimentos. 

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que o Ambulatório de Inverno, instalado no PAM I, funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, exclusivamente para atender pacientes com sintomas gripais. A medida contribui para desafogar a UPA e agilizar o acolhimento, permitindo que os casos sejam direcionados de forma mais adequada. 


Anterior

Casos gripais apresentam oscilações neste início de agosto

Saúde reforça alerta para risco de reintrodução do sarampo Próximo

Saúde reforça alerta para risco de reintrodução do sarampo

Deixe seu comentário