ABHB amplia participação com aumento de animais Hereford e Braford
Atenção
Campanha de doação de sangue em Bagé será no dia 30

Arquivo Prefeitura - Objetivo é alavancar número de doações
A Secretaria de Saúde de Bagé convoca a população para a campanha de doação de sangue, que ocorrerá no dia 30, no Hospital Universitário da Urcamp – Doutor Mário Araújo. O objetivo da ação é aumentar o número de bolsas de sangue disponíveis. Na última coleta, em 26 de julho, apenas 29 dos 100 cadastros foram preenchidos, número considerado insuficiente.
Márcia Lages, assistente social do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), alerta que a baixa adesão preocupa, já que muitas pessoas da cidade e região dependem da doação para tratamentos e procedimentos de saúde. Segundo ela, no inverno a participação costuma ser menor, pois muitos doadores apresentam sintomas gripais, impossibilitando a doação.
O apelo é para que todos que estiverem com saúde compareçam no dia 30, levando documento com foto, para que, assim, ajudem a manter os estoques abastecidos, como destacou Márcia.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, reforça a importância da participação da comunidade, ao mencionar que sempre é preciso repor os estoques. Ele lembra que todos podem precisar de transfusão de sangue em algum momento da vida.
A campanha começa às 8h, com 60 fichas disponíveis até as 11h30min. À tarde, serão oferecidas mais 40 fichas, até as 15h.
As campanhas mensais de doação de sangue são realizadas pela Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Saúde, Hemopel e Hospital Universitário da Urcamp, com apoio de clubes de Rotary e da Santa Casa de Caridade.
Alerta
Apenas 29 cadastros, das 100 fichas disponibilizadas, foram preenchidos na última coleta realizada em Bagé. Vale mencionar, porém, que no final de junho, com o retorno do serviço ao HU, a meta de 100 cadastros foi atingida. E, ao todo, conforme informações repassadas pelo Rotary Bagé Norte, na ocasião, pelo representante Angelo Silva, foram coletadas 82 bolsas de sangue.
Os dados da última edição, contudo, mostram uma queda bastante expressiva no número de doações. Para se ter uma ideia, em fevereiro foram coletadas 81 bolsas de sangue. Já em abril, o número caiu para 61 bolsas. Na ação realizada no dia 31 de maio, houve o cadastro de 71 doadores e a coleta de 62 bolsas de sangue. Depois, em junho, 100 cadastros e 82 bolsas coletadas, como já citado. Ou seja, o mês de julho registrou o menor número de bolsas coletadas nos primeiros sete meses de 2025.
Deixe seu comentário