Campanha
Reservatórios têm pequena recuperação e previsão é de chuva
Deividi Pereira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Déficit hídrico ainda é preocupante
As barragens da cidade apresentam alguma recuperação decorrente das chuvas dos últimos dias. De acordo com dados do DAEB, maio já acumula uma precipitação de 68,9 milímetros (isso até as 9h dessa sexta-feira). A Sanga Rasa segue com um déficit hídrico preocupante: está 9,85 metros abaixo do normal. Já o Piraí está 6,3 metros aquém da normalidade; e a Emergencial, 0,10 metro negativa.
Dados do Daeb apontaram que entre quinta e sexta, choveu 16 milímetros na Estação de Tratamento de Água, 13 mm no Piraí, 14 mm na Sanga Rasa e 20 na Emergencial. Vale mencionar que, na quarta-feira, o DAEB havia divulgado que a Sanga Rasa, que é o principal reservatório da cidade, estava 9,9 metros abaixo do normal e nessa data já havia recuperado 20 centímetros. Além disso, Piraí estava 6,6 metros aquém. A autarquia também lembrou que a média histórica de precipitações no mês de maio é 115 milímetros.
Estado em alerta
A MetSul Meteorologia alertou para volumes muito altos de chuva a localmente excessivos com alto potencial de transtornos no final desta semana no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia chegou a emitir um alerta vermelho para o Estado, um indicativo de quão intensa deve ser a chuva em algumas áreas.
Dados de modelos numéricos analisados pela MetSul projetam a possibilidade de acumulados de precipitação muito altos em curtos períodos com volumes de 50 milímetros ou mais em menos de três horas em algumas cidades. Serão, conforme o comunicado, dois períodos de maior instabilidade com alto risco de chuva forte a intensa em parte do Estado. O primeiro no começo deste sábado (já estava previsto também para a noite de sexta). E o segundo na tarde e na noite do domingo, também nas primeiras horas da segunda-feira.
Consta que os modelos passaram a indicar mais para o Sul em direção ao Centro gaúcho e localidades da Metade Sul mais próximas da faixa central do Estado em relação ao que vinham projetando nos últimos dias, quando concentravam os mais altos volumes praticamente só na Metade Norte. Agora, apontam chuva volumosa numa área maior do Estado. Os mapas mostram as projeções de chuva acumulada nos próximos sete dias dos modelos ECMWF (Centro Meteorológico Europeu), CMC (Canadá) e Icon (Alemanha): todas as simulações projetam marcas acima de 100 milímetros em vários pontos do território gaúcho.
Próximos dias em Bagé
Para Bagé, a MetSul apontava 48 milímetros de precipitação para essa sexta-feira, mais 14,6 milímetros neste sábado e 36,5 milímetros no domingo. Na segunda-feira, porém, a chuva deve ser bem fraca (cerca de 0,8 milímetros), e o sol retorna na terça, quando não chove. No decorrer da semana, as temperaturas caem consideravelmente: começa com mínima de 11 graus na segunda e chega a 7 graus na sexta, com máxima de apenas 18 graus.
Deixe seu comentário