AL
Situação da malha ferroviária gaúcha será debatido

Fernando Gomes - Cadó classificou como absurdo econômico a falta de investimento
O deputado estadual Tiago Cadó (PDT), com apoio de 37 parlamentares signatários, propôs a criação de uma Comissão Especial para intensificar o debate com foco em uma nova concessão para a malha ferroviária – que foi abandonada pela atual concessionária Rumo, cujo contrato vai até 2027. O protocolo de criação foi realizado por Cadó na quarta-feira (11) e será deliberado na reunião da mesa diretora da ALRS na próxima terça-feira (16).
“São mais de 1,5 mil quilômetros de ferrovias que simplesmente desapareceram no RS. Fato que gerou atrasos econômicos e problemas sociais. Precisamos discutir o futuro e trabalhar em parceria com o governo do estado e instituições para estruturar um novo modal ferroviário eficaz ao desenvolvimento gaúcho”, destacou Cadó.
Segundo aponta a Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura (Camaralog), a cada ano, cerca de R$ 12,3 bilhões escorrem em grãos desperdiçados nas estradas por meio da logística em caminhões – cifra equivalente a 21,5 do Produto Inter Bruto gaúcho.
De acordo com o deputado, é preciso reivindicar à concessionária às devidas indenizações pela falta de investimento.
Deixe seu comentário