Prefeitura identifica contrato de meio milhão para privatização do Daeb
Luto
Lula participa de funeral do ex-presidente Pepe Mujica

Ricardo Stuckert - Presidente chegou da China de madrugada e de manhã foi para Montevidéu
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nessa quinta-feira, dia 15, do velório do ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, em Montevidéu. Lula estava em viagem oficial à China, chegou a Brasília nesta madrugada e, ainda nesta manhã, embarcou para a capital uruguaia.
O petista chegou ao Palácio Legislativo pouco antes das 14h, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de uma pequena comitiva, e foi recebido pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Ao chegar ao local onde o corpo de Mujica estava sendo velado, Lula cumprimentou e abraçou a esposa de Pepe, a ex-vice-presidente do Uruguai Lucía Topolansky.
Mujica morreu na terça-feira, dia 13, aos 89 anos de idade. Ele tinha um diagnóstico de câncer de esôfago. O velório começou na quarta-feira (14), no Palácio Legislativo, e o funeral está previsto para esta tarde.
O presidente viajou acompanhado de uma pequena comitiva, formada pelo ministro da Secretaria-Geral da República, Márcio Macêdo, pelos deputados federais Guilherme Boulos (PSol-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Articulações
Chamou atenção o fato do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) ter ido com Lula ao funeral. Nos bastidores, Boulos é citado como possível substituto ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, que também estava presente.
O desempenho de Macêdo é criticado tanto por setores do governo quanto por aliados de Lula e a troca na pasta seria parte de uma estratégia que o presidente realiza desde o início do ano para melhorar o desempenho geral da gestão e se preparar para as eleições de 2026.
Boulos sinalizou estar disposto a participar do governo de Lula, e também de desistir de concorrer em 2026, uma vez que o presidente não quer um ministro que precise deixar a pasta após menos de um ano.
Deixe seu comentário