BAGÉ WEATHER

Luto

Lula participa de funeral do ex-presidente Pepe Mujica

Ricardo Stuckert - Presidente chegou da China de madrugada e de manhã foi para Montevidéu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nessa quinta-feira, dia 15, do velório do ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, em Montevidéu. Lula estava em viagem oficial à China, chegou a Brasília nesta madrugada e, ainda nesta manhã, embarcou para a capital uruguaia. 

O petista chegou ao Palácio Legislativo pouco antes das 14h, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de uma pequena comitiva, e foi recebido pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Ao chegar ao local onde o corpo de Mujica estava sendo velado, Lula cumprimentou e abraçou a esposa de Pepe, a ex-vice-presidente do Uruguai Lucía Topolansky. 

Mujica morreu na terça-feira, dia 13, aos 89 anos de idade. Ele tinha um diagnóstico de câncer de esôfago. O velório começou na quarta-feira (14), no Palácio Legislativo, e o funeral está previsto para esta tarde. 

O presidente viajou acompanhado de uma pequena comitiva, formada pelo ministro da Secretaria-Geral da República, Márcio Macêdo, pelos deputados federais Guilherme Boulos (PSol-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Articulações

Chamou atenção o fato do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) ter ido com Lula ao funeral. Nos bastidores, Boulos é citado como possível substituto ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, que também estava presente. 

O desempenho de Macêdo é criticado tanto por setores do governo quanto por aliados de Lula e a troca na pasta seria parte de uma estratégia que o presidente realiza desde o início do ano para melhorar o desempenho geral da gestão e se preparar para as eleições de 2026.  

Boulos sinalizou estar disposto a participar do governo de Lula, e também de desistir de concorrer em 2026, uma vez que o presidente não quer um ministro que precise deixar a pasta após menos de um ano. 

Prefeitura identifica contrato de meio milhão para privatização do Daeb Anterior

Prefeitura identifica contrato de meio milhão para privatização do Daeb

Proposta endurece penalidade para propaganda institucional durante eleição Próximo

Proposta endurece penalidade para propaganda institucional durante eleição

Deixe seu comentário