BAGÉ WEATHER

Expointer

Câmara promove seminário sobre reconstrução do RS após enchentes

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre os Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul irá realizar o Seminário "Unidos pela Reconstrução do Rio Grande do Sul", no dia 1º de setembro, às 10h, na Casa da Assembleia Legislativa do RS na Expointer, em Esteio.  

O tema será "Unidos pela reconstrução do Rio Grande do Sul: impactos e respostas". Estarão reunidos representantes de entidades privadas e organizações da sociedade civil que desempenharam papel fundamental no enfrentamento da crise provocada pelas enchentes de 2024.    

Segundo o coordenador da Comissão, deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS), o objetivo do seminário é dar voz a quem esteve na linha de frente da tragédia. 

"Durante os períodos mais graves da emergência climática, empresas, associações, coletivos e voluntários agiram com rapidez e eficiência, salvando vidas e prestando socorro. Esses relatos precisam ser ouvidos para que possamos aprender com essas experiências práticas e aprimorar a articulação entre sociedade e poder público", destacou.  

Já o deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO), que preside a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização, diz que levar o debate para o Parque de Exposições Assis Brasil, local que ficou mais de 20 dias debaixo d'água, é uma forma de valorizar e referenciar a dedicação dos voluntários.  

"O resultado da tragédia climática no Rio Grande do Sul poderia ter sido ainda mais grave se a sociedade civil não tivesse se unido e feito o que o poder público não teve condições de fazer. Na linha de frente, acompanhei centenas de pessoas que doaram o que podiam, fossem recursos financeiros ou o próprio tempo para salvar outros gaúchos. Agora a gestão pública precisa aprender com os depoimentos e garantir que estará preparada caso um cenário similar se repita", ressaltou.  

Entre as entidades convidadas estão o Instituto Floresta, RegeneraRS, Movimento União BR, Instituto Ling, Instituto Caldeira, Fiergs, Federasul, Farsul, Famurs, Fecomércio, governo federal, do Estado e prefeitura de Porto Alegre.  


Anterior

Câmara promove seminário sobre reconstrução do RS após enchentes

Próximo

Proposta quer criar conselho de saúde e bem-estar animal

Deixe seu comentário