Esporte
Bagé pode ganhar espaço oficial para manobras de motociclistas
Foi protocolado um Projeto de Lei, de autoria do vereador Esquerda Carneiro, que reconhece a prática de Grau “Wheeling” e outras práticas que se assemelham às exibições típicas do seguimento, em local devidamente destinado a essa finalidade como prática esportiva, como prática esportiva no município.
O Poder Executivo que fica responsável a destinar um espaço para a prática de manobras com motocicletas e a modalidade poderá ser praticada legalmente no município em espaço apropriado, seja público ou privado, designado ou autorizado pela Prefeitura.
Nesses locais, poderão ser realizadas atividades, treinos, eventos, competições e demais encontros com intuito de difundir a cultura esportiva e incentivar a prática segura das manobras realizadas.
De acordo com a justificativa, o projeto não autoriza a prática nas vias públicas, prática que continua sendo crime de acordo com o Código de Trânsito.
“Ao atingirem certo nível, a maioria dos pilotos vão para outros países da América do Norte e Europa. Muitos pilotos brasileiros têm tentado a sorte na Espanha, Portugal, Alemanha e Suíça, com destaque internacional para Ac Farias, Dudu, Ronaldo e Odair que competem em campeonatos mundiais e representam o Brasil”, diz a justificativa.
Ficam estabelecidos os seguintes requisitos para a prática:
Pista com asfalto, rua ou estrada de qualidade e com medidas suficientes para a prática das manobras dos motociclistas e segurança de espectadores;
Uso dos equipamentos obrigatórios de segurança (capacete e calçados adequados por parte dos adeptos desta modalidade esportiva), conforme dispõe a Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código Nacional de Trânsito;
A motocicleta estar comprovadamente em condições de suportar as manobras e em dia com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
O motorista deve possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação), permissão para dirigir ou autorização para conduzir ciclomotor.
Deixe seu comentário